O que dizem os empreendedores das ruas 13 de Maio, 15 de Novembro e Senador Pinheiro Machado

-

Por Cassiane Rodrigues e Marina Mayer

Recanto Móveis

É no mesmo endereço da residência que João Alberto Baierle decidiu empreender. Desde 1993, a Recanto Móveis se localiza na rua 13 de Maio. “Nós começamos em casa e estamos aqui até hoje. A marcenaria é nos fundos da residência”, destaca. Desde 2013, quem assumiu a administração da empresa foi o filho, João Gabriel Baierle, e, recentemente, quem também participa das atividades da empresa, como menor aprendiz, é a filha dele, Manuela Baierle. Além disso, a empresa ainda conta com outros três colaboradores.
Nesses 30 anos, João Alberto pode acompanhar o crescimento da rua. “É tranquilo pra morar e empreender, além de ser uma rua bem iluminada”, comenta. A área central, de fácil localização e por ser um local mais industrial estão entre os pontos positivos citados pelo aposentado. Mas, em contrapartida, ele destaca os diversos fios pendurados na rua que dificultam a descarga de materiais dos caminhões e a estrada esburacada.
Durante este período, a empresa também passou por mudanças. “Nos adequamos, dentro do possível, com a modernidade das máquinas”, salienta. Entre os serviços oferecidos pela Recanto Móveis está a confecção de móveis sob medida, em MDF ou madeira.

Suspencar

A mecânica de Mateus Streck e Éder Leite, a Suspencar, está localizada na rua 13 de Maio, nas proximidades do Vanderlei Piscinas. Nesses mais de dois anos do empreendimento, os proprietários relatam não ter nenhuma mudança significativa na via.
De acordo com Éder, decidiram empreender na 13 de Maio por ser um ponto de boa localização, por ser um local próximo do centro, o que facilita o dia a dia dos clientes.
Como pontos positivos, Streck e Leite destacam a boa localização da rua e a boa vizinhança. Apesar disso, os pontos negativos enfatizados por eles foi a falta de escoamento de água, que alaga a rua nos dias de chuva.
A Suspencar presta serviços de mecânica em geral. Entre eles se destacam o serviço de diagnóstico de injeção eletrônica, suspensão de freios, fluidos, direção hidráulica, reparos em câmbio automático, troca de óleo e manutenção de motor.

Mateus Streck e Éder Leite são proprietários da mecânica Suspencar

Autoelétrica Tokinho

Localizada na rua 15 de Novembro há quase 12 anos, o proprietário da Autoelétrica Tokinho, Cleiton Francisco Wagner, considera que o empreendimento está bem localizado. O ponto já pertencia a família e só precisou de algumas adaptações no prédio para a instalação da oficina. A autoelétrica fica ao lado da Uniodonto, no mesmo local onde antigamente ficavam as instalações do moinho descascador de arroz e que se fazia farinha.
O proprietário conta que as mudanças que observou na via foi a troca da parada de ônibus, que agora está bem em frente ao estabelecimento. Ele também destaca que, volta e meia, acontece a mudança de vizinhos, principalmente das empresas.
Além da boa localização, o proprietário considera a rua bastante movimentada. “O que por um lado é ruim, porque precisa redobrar a atenção para entrar e sair da oficina. E por ter o movimento muito intenso, às vezes, as pessoas não notam que o estabelecimento está ali há anos”, comenta. A Autoelétrica do Tokinho presta o serviço de parte elétrica automotiva, como sinalização do veículo, bateria, alternador, motor de partida, troca de lâmpada, vidros e travas elétricas.

Cleiton é proprietário da Auto Elétrica Tokinho, localizada na rua 15 de Novembro há quase 12 anos

Padaria Schuh

Com uma trajetória consolidada no ramo de padaria que começou há 85 anos, a rua 15 de Novembro sedia a matriz da Padaria Schuh desde o início da década de 70. Sócio-proprietário do empreendimento, José Pedro Schuh Júnior, afirma que a rua se desenvolveu com a expansão dos negócios no local. Logo que o empreendimento foi aberto, existiam apenas o posto de gasolina e o antigo Hotel Artus, o que fez com que a padaria também se tornasse um ponto de referência da entrada da cidade.
Ao longo dos anos mudanças foram feitas na estrutura física para melhorar a experiência no cliente no espaço, que conta com o centro de produção que abastece a filial da rua Osvaldo Aranha, além do espaço disponível para consumir os produtos no local e ser ponto de encontro de amigos.
Das características da via, o empreendedor salienta o perfil de poucas pessoas circulando a pé, sendo uma movimentação mais intensa de veículos em horários específicos, como início e fim da manhã e tarde. “Eu acredito que com o asfaltamento da avenida Ruperti Filho que foi anunciado, o fluxo de veículos nesses horários deve diminuir, as pessoas vão buscar outras rotas”, complementa.

Junior diz que Padaria Schuh foi uma das empresas pioneiras da rua

Açougue Paulinho

O Açougue do Paulinho tem tradição de 33 anos na rua 15 de Novembro. Há 15 anos com administração do diretor Jarlei Denis Wacholz, o empreendimento acompanha a evolução do local. Ao longo dos anos, melhorias foram feitas na estrutura do açougue, que tem como carro-chefe a produção de carnes e embutidos, que são comercializados para outros supermercados do município. A equipe é formada por 11 profissionais. Entre as melhorias da rua com o passar do tempo, cita o asfaltamento e o aumento do fluxo de veículos.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido