Rodeado pelo comércio, o lar da família Oliveira fica na General Osório há mais de 30 anos

-

Nos 31 anos que moram na rua General Osório, na quadra entre a Silveira Martins e a Assis Brasil, Nilso de Oliveira, 64 anos, e Marcia Maria Schwendler Oliveira, 60 anos, viram muita coisa mudar. Hoje, a casa deles é uma das poucas residências do local, que antes era predominantemente domiciliar.

Os vizinhos foram, aos poucos, dando lugar aos prédios comerciais que sediam lojas, revendas de automóveis e oficinas. A menos de uma quadra da residência da família, o pavilhão da antiga Rubra virou ruínas e hoje já está sendo substituído pelo moderno prédio da Dinâmica Car. O antigo Hotel Dörr, localizado na esquina com a Assis Brasil, também deixou de funcionar e hoje resta apenas parte do prédio. “Foram muitas mudanças nesses anos. O comércio veio vindo para cá. Hoje estamos praticamente no centro”, comenta Nilso.

Ele e a esposa já receberam propostas de vender o imóvel, mas afirmam que não pretendem sair do local onde viveram a maior parte dos 38 anos de casados e onde cresceram as filhas Cristiane e Júlia.
Não fosse o movimento constante dos veículos na frente de casa, daria até para esquecer que se está no centro da cidade. Com dedicação e capricho, o casal mantém um espaço cheio de plantas em frente à casa, que fica mais ao fundo do terreno.

É nesse cantinho especial que eles desfrutam dos momentos de descanso. “Sentamos muito aqui e tomamos chimarrão enquanto apreciamos o movimento. É muito bom aqui, não pensamos em sair”, destaca Marcia, que é monitora de Educação Infantil aposentada. A leitura da Folha do Mate também faz parte da rotina da família, que é assinante do jornal desde 1992.

Evolução

Para Nilso e Marcia, o asfaltamento da rua, há alguns anos, é um grande destaque na evolução da General Osório. Eles observam um aumento no trânsito depois disso. “É uma rua muito importante pois tem ligação com a ERS-422”, destaca o morador, ao se referir ao fato de muitas pessoas do interior do município utilizarem a via de acesso à cidade.
Outro fato interessante é que, na década de 80, Nilso iniciou uma revenda de motos junto à residência. Com o passar dos anos, a General Osório se tornou referência nesse segmento comercial e hoje também é considerada a ‘rua das revendas’.

Segurança

Para os moradores, além da infraestrutura e da localização da rua, a segurança também é um destaque na General Osório. “A Brigada Militar passa frequentemente pela rua, e isso contribui para que se tenha uma sensação de segurança. É um trabalho importante”, ressalta Nilso de Oliveira.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido