Cada município terá oportunidade de divulgar suas rotas e pontos turísticos
Na revista, cada município terá oportunidade de divulgar suas rotas e pontos turísticos (Foto: Renan Zarth/arquivo Folha do Mate)

Venâncio Aires - A segunda edição da revista Gestores dos Vales tem tema definido: ‘Turismo: potência econômica e social dos Vales’. Produto desenvolvido pelo grupo Folha do Mate/Terra FM está prevista para circular durante a retomada da Turisvales, agendada para 7 e 8 de agosto de 2026, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Foi idealizado com o propósito de valorizar a Região dos Vales, atrair investimentos e fortalecer as conexões entre lideranças, empreendedores e gestores públicos dos vales do Rio Pardo e do Taquari.

O projeto Gestores dos Vales foi desenvolvido no ano passado, com objetivo de estreitar laços entre os dois vales. A primeira edição da revista circulou durante a 17ª Festa Nacional do Chimarrão, em maio. Focou nos administradores eleitos e reeleitos em 40 municípios integrados às associações do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Vale do Taquari (Amvat). Recém assumidos os cargos e ainda sob impacto das enchentes de 2023 e 2024, prefeitos tiveram oportunidade de apresentar suas propostas para desenvolver os municípios, reforçando o papel da liderança regional, incluindo os vice-prefeitos, vereadores e presidentes de associações.

Primeira edição da revista focou nos gestores e suas propostas para desenvolver os municípios (Foto: arquivo Folha do Mate)

A diretora de Marketing e Projetos do grupo Folha do Mate/Terra FM, Paula Carvalho, revela que a segunda edição da revista começa a ser preparada para valorizar o turismo, destacando-o como um dos principais motores de desenvolvimento econômico e social da região. Segundo ela, a publicação reunirá análises, histórias e perspectivas que evidenciam o turismo como vetor de geração de emprego, renda e fortalecimento das identidades locais. Também, destacará pontos turísticos da Região dos Vales. “Gerar um movimento, criar oportunidades, promover conexões e fortalecer o sentimento de integração regional é objetivo maior, fazendo com que os vales se conheçam melhor e construam juntos uma região ainda mais forte, integrada e próspera” complementa.

Sérgio Klafke, diretor de conteúdo, observa que Venâncio Aires pertence, geograficamente, ao Vale do Taquari e, administrativamente, ao Vale do Rio Pardo. Motivado pela possibilidade de a Capital Nacional do Chimarrão tornar-se um elo entre as regiões, o grupo Folha do Mate/Terra FM, segundo ele, passou a pensar ações de proximidade e fortalecimento dos vales. “No planejamento estratégico, em 2024, decidimos lançar novos projetos e ações a partir de 2025. Entre as iniciativas, o projeto Gestores dos Vales mostrou todos os governos municipais que assumiram este mandato, em revista e plataformas digitais”.
O dirigente comenta, ainda, que, em 2026 o projeto vai mostrar ações de turismo na Região dos Vales, que se caracteriza por economia baseada na agricultura e indústria, “mas que desperta para o turismo, com iniciativas para atrair visitantes”. O propósito, conclui, é mostrar potencialidades dos vales a serem exploradas pelo turismo e que precisam ser impulsionadas”.

Turisvales

No Dia Nacional do Turismo, durante programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires sediou o Fórum Turismo nos Vales: As Raízes do Rio Grande do Sul. Os presidentes das associações dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) firmaram convênio com objetivo de fortalecer a identidade regional e ampliar estratégias conjuntas de desenvolvimento, como a realização da 2ª Turisvales. O evento ocorrerá em agosto de 2026, na Capital Nacional do Chimarrão. A primeira edição ocorreu em Lajeado, em 2013.

Convênio oficializou parceria entre Aturvarp e Amturvales (Foto: Caco Villanova)

Na ocasião, o presidente da Amtuvales, Rafael Fontana, explicou que as duas entidades vêm atuando em parceria e que a diferença, a partir do termo de cooperação, seria a elaboração de plano de ações e estruturações, focadas em questões como qualificação profissional, planejamento de eventos, elaboração de roteiros e projeção do potencial turístico da Região dos Vales para fora do Rio Grande do Sul. Para o colega da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o convênio permite a promoção de grandes eventos em conjuntos.

Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hüttmann, confirmou a realização da Turisfeira em Venâncio Airese aproveitou para anunciar a realização da Fenachim, novamente em maio do ano que vem, quando completará 40 anos.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.