“Não existe sensação melhor que ver o sorriso de uma criança ao receber um brinquedo.” A declaração é de Lucimar Bittencourt, de 48 anos. Ele é proprietário da MaiguiBom e promove, três vezes ao ano, o evento Mundo Mágico do Circo, no bairro Battisti. Segundo ele, o voluntariado iniciou há 13 anos, no município de Campo Bom, após uma promessa por um mês sem problemas virar a distribuição de cachorros-quentes para a comunidade.
Com o tempo, a família ‘criou gosto’ pelas ações e, com a ajuda de parceiros, o evento foi crescendo. Em Venâncio há 12 anos, cerca de 700 crianças recebem brinquedos e 1,2 mil pessoas aproveitam os cachorros-quentes e refrigerantes oferecidos. “Hoje devemos ter umas 20 pessoas que nos ajudam de forma voluntária. Além disso, são mais de 20 parceiros que ajudam com doações, entre valores financeiros, alimentos e brinquedos”, enfatiza.
Há alguns anos, o evento era realizado apenas no Dia das Crianças, contudo, atualmente engloba três dos dias mais importantes para a criançada: Páscoa, Dia das Crianças e Natal. O Mundo Mágico do Circo acontece na rua Sete de Setembro, em frente a MaiguiBom e, normalmente, três quadras são fechadas para a realização. Neste ano ocorreu no dia 11 de dezembro, para receber a Caravana Luzes de Natal.
Ajudar a comunidade
- Lucimar conta que o evento chegou a ser realizado no Parque Municipal do Chimarrão. “Quando eu estava voltando para casa percebi que os moradores do bairro estava indo para lá a pé e pensei em não fazer mais em lugares longe.”
- Por este motivo, há seis anos o Mundo Mágico do Circo acontece no bairro Battisti.
“Toda a família pegou gosto, todos ajudam. Desde filhos, sobrinhos, cunhados, amigos. Cada vez cresce mais, podendo dividir o engajamento dos parceiros, do tanto que está evoluindo. E o pessoal se diverte, dança, as crianças ficam muito felizes, é uma sensação inexplicável.”
LUCIMAR BITTENCOURT
Organizador do Mundo Mágico do Circo
Trabalho em conjunto
Ao relembrar dos primeiros passos, Lucimar comemora as sementes que plantou e agora está colhendo. “A tendência é crescer mais e mais. Me orgulho muito, pelo trabalho que tivemos e como está hoje. É inimaginável não continuar”, declara.
De acordo com o organizador, a ‘correria’ nos dias anteriores ao evento é enorme, contudo, não existe uma programação definida há meses, são todos ajudando e ‘fazendo acontecer’. A ‘Família MaiguiBom’ engloba Lucimar, esposa Elisângela, os filhos, sobrinhos, netos, cunhados, tios e tantos outros. “Quando a criançada abraça e se aproxima, tu percebes o quanto é importante esse evento”, relata.
Além do evento no bairro Battisti, a MaiguiBom também ajuda na Organização Não Governamental (ONG) Planeta Vivo, em eventos no bairro Tabalar, em Linha Sapé e outros. Lucimar afirma que o Mundo Mágico do Circo deve entrar no calendário de eventos anuais do Município, no 12 de outubro, Dia das Crianças.