Na esquina das ruas Henrique Milyus e Conde D’Eu, a iniciativa de uma moradora procura garantir uma qualidade de vida melhor para a vizinhança.
A paisagista e aromaterapeuta, Magda Palaoro Buttini, planeja criar uma horta comunitária em um terreno localizado na frente de sua residência. “A ideia ainda não está em prática, apenas tenho o projeto na minha cabeça. Mas já tenho tudo planejado”, comenta.
Ela explica que sempre teve preocupação em consumir alimentos mais saudáveis e sem o uso de agrotóxicos. Com isso, o objetivo é plantar no terreno plantas medicinais, pancs – plantas comestíveis não convencionais, além de verduras. “Tudo será orgânico e com o uso de repelentes naturais, que podem ser feitas com algumas plantas”, antecipa.
Além disso, ela adianta que na calçada serão plantadas mudas de árvore Melaleuca para contribuir na arborização da cidade. “Acredito que o plantio das árvores será realizado na segunda quinzena de março e o restante das plantas no fim do mesmo mês. Agora fica complicado por conta da falta de chuva”, observa.
Para realizar o projeto, a ideia é ter o apoio dos moradores. “Assim, dissemina-se a ideia de produzir e ingerir produtos sem agrotóxicos, e claro, tem-se mais auxílio para cuidar da horta. E quem tiver sugestões para melhorar o projeto, estou aberta a conversar e trocar ideias”, finaliza.