O bebê de um mês que foi salvo por uma ligação

-

Era por volta de 14h30min do dia 30 de novembro quando Ana Luiza Klafke, 29 anos, moradora do bairro Universitário, se viu em uma das situações mais tensas para uma mãe. “Ele tinha mamado, depois a gente dá umas gotinhas para gases. Quando eu fui fazer a aplicação da medicação na colherinha, eu vi que ele parou de dar sinais, ficou roxinho, molinho”, narra a história do pequeno Bernardo, que naquele momento recém tinha completado seu primeiro mês de vida.

Mãe de primeira viagem, era a primeira vez que via o filho engasgar e correr risco de vida. Sua reação imediata foi correr para a rua e pedir a ajuda de um vizinho, que começou a prestar os primeiros socorros. O segundo passo foi ligar para o Corpo de Bombeiros. Quem atendeu foi o soldado Alex Braseiro: “Todo o momento ele pediu para eu me acalmar, ouvir com atenção o que ele estava passando na orientação e que ele [Bernardo] logo ia voltar”. Depois do atendimento pelo telefone, o bombeiro pegou o número de Ana Luiza e fez uma chamada de vídeo para ver como estava o bebê.

Neste momento veio a segunda surpresa do dia. Braseiro e Ana já se conheciam, ambos são naturais de Rio Pardo, município a 66 quilômetros de Venâncio Aires. “Na ligação, ela estava bem nervosa. Eu não identifiquei que a conhecia. Desliguei a ligação e liguei por chamada de vídeo para ver o bebê. Nesse momento eu vi que eu a conhecia. Eu falei: ‘Oi, Ana! Sou eu!’. A gente se sente orgulhoso de poder ter ajudado”, lembra o bombeiro.

Enquanto o soldado passava as orientações, a mãe as repassava para o vizinho em voz alta, que as executava. “Não sei como consegui me acalmar depois, mas o Braseiro a todo momento pedia para que eu me acalmasse, de forma firme, bem clara. Pedia que eu me mantivesse calma para poder ouvir com atenção e repassar [as orientações] para o vizinho”. À medida que as recomendações eram aplicadas, o bebê começava a reagir: desengasgou, começou a chorar e recuperou a cor.

Mesmo com Bernardo já recuperado, a guarnição do Corpo de Bombeiros com o sargento Diego Araújo e o soldado Carlos Eduardo Kroth estava a caminho da casa de Ana Luiza para verificar o estado do bebê. Ao chegarem ao local, levaram Bernardo para o hospital, onde recebeu assistência médica antes de voltar para casa.


Ana Luiza com Bernardo, que recém havia completado um mês quando se engasgou e foi salvo com as orientações dos bombeiros (foto: Juan Grings)

REENCONTRO

A rádio Terra FM promoveu o reencontro de Ana Luiza e Bernardo com os bombeiros no dia 12 de dezembro, durante o programa Folha 105 1ª Edição. “Eu queria agradecer a ele [Braseiro] por toda a orientação, toda a calma que ele teve comigo, toda a paciência. Os outros três bombeiros também, que nos atenderam com muito cuidado, muita atenção, muito carinho”, afirma, emocionada.

Hoje com quase dois meses, Bernardo certamente nunca lembrará deste episódio. Mas o dia 30 de novembro de 2023 sempre ficará na memória da mãe. “A gente só fez o que foi pedido. A orientação correta deles foi o que salvou. Se não fossem eles, com certeza a gente não teria conseguido fazer ele voltar”, conclui.



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido