CTA será parceira na recuperação de nascentes do arroio Castelhano

-

O Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano iniciou este ano com o objetivo de revitalizar 12 nascentes, porém, um reforço importante deve potencializar este trabalho. Isso porque a empresa CTA Continental firmou parceria com a Emater/RS-Ascar e vai fornecer materiais necessários e contratará mão de obra para colaborar no desenvolvimento do projeto. Com isso, o número de nascentes do Castelhano que devem ser recuperadas em 2022 poderá subir para 22, dez a mais do que o previsto.

O gerente de práticas regulatórias de produção agrícola da CTA, Marcos Voese, destaca que a parceria é importante para a CTA Continental, pois o projeto possui impacto direto na saúde e na qualidade de vida de agricultores que moram próximos das nascentes do arroio Castelhano. “Muitas famílias rurais dependem das nascentes para suprir suas necessidades, como com o fornecimento de água potável.” Outro aspecto evidenciado por Voese é a preservação do curso d’água que inicia na nascente e segue o fluxo natural até os córregos e riachos da bacia.

A meta da CTA, neste ano, é auxiliar na recuperação de dez fontes. Em cinco, serão fornecidos todos os materiais e a mão de obra necessários. Nas outras cinco, a empresa fornecerá os materiais e contará com a mão de obra da Prefeitura. Segundo Voese, a grande aceitação da ideia entre os produtores já visitados, aliada à demanda de recuperação das nascentes, deve estimular a continuidade da parceria para 2023.

A ideia de apoiar o trabalho, segundo o gerente de práticas regulatórias de produção agrícola, surgiu ao a empresa conhecer a iniciativa e identificar o impacto extremamente positivo nas propriedades. “O projeto representa muito em relação à preservação ambiental e na qualidade de vida das famílias beneficiadas, o que está diretamente alinhado ao nosso compromisso com a sustentabilidade, alicerçada por ações ambientais, sociais e de governança (ESG).”

“Este é um projeto que está inserido no compromisso ambiental da empresa, de preservar e fomentar boas práticas de sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.”
MARCOS VOESE
Gerente de práticas regulatórias de produção agrícola da CTA Continental

25ª nascente está finalizada

O trabalho do Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano não para. Neste mês, foram finalizados os trabalhos na 25ª nascente, a quarta recuperada neste ano, localizada em Linha Marechal Floriano.

Para o coordenador do trabalho, Rui Schwinn, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), enfatiza que o auxílio da CTA representa um avanço na agilidade das recuperações já planejadas. “Ainda não temos data concreta para iniciar esta parceria, mas será de extrema importância para nós que continuaremos fazendo todo o acompanhamento técnico.”

A próxima nascente a ser recuperada será também na localidade de Linha Marechal Floriano e contará com mão de obra da Prefeitura Municipal e recursos de emenda impositiva da Câmara de Vereadores.

Sobre o trabalho

Ao todo, o Comitê já catalogou 313 nascentes do Castelhano, em Venâncio Aires, e 105 estão na espera para receber os trabalhos de recuperação. A intervenção varia conforme cada local, mas sempre busca ‘limpar’ o entorno da fonte, deixando que a água aflore naturalmente. Além disso, é construída uma câmara e a nascente é isolada, para evitar a contaminação com folhas, dejetos e outros materiais.

Depois de filtrada, a água segue encanada para as residências, com um reservatório. Enquanto isso, parte dela segue o ‘caminho’ normal do córrego até desembocar no arroio. Com isso, garante-se água em qualidade para as famílias que moram na propriedade e em também para seguir o curso do arroio.

Uma das preocupações do projeto também é sempre cercar a área. Isso é necessário pois, se houver animais em volta, eles podem pisotear a terra e fechar a nascente, além de defecar no local. Com essa proteção, se evita a contaminação da água e se possibilita o aumento do volume.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido