Escola Cidade Nova recebe ação do projeto Nascentes

-

Preservação, economia e abastecimento de água foram temas de uma ação especial realizada, na tarde de terça-feira, 12, na Escola Municipal Cívico Militar de Ensino Fundamental (EMCMEF) Cidade Nova. Mais de 40 estudantes das turmas de 4º e 5º ano participaram de uma atividade do projeto Nascentes, da Folha do Mate e Terra FM, que contou com bate-papo com as servidoras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Marta Fagundes e Rosmeri Menzel. Além disso, os alunos puderam testar os conhecimentos em um quiz – jogo de perguntas e respostas.

Na avaliação de Marta, o projeto Nascentes é uma ação grandiosa pela preservação da água. Ela ressalta a importância das atividades realizadas com as crianças. “É na escola que onde começa esse trabalho de preservação, de levar informações sobre água e esclarecer as dúvidas, abordando a importância da água potável”, considera.

Na conversa com as turmas, as servidoras da Corsan abordaram desde dados globais – como o fato de apenas 2,5% da água do planeta ser doce e a maior parte dela estar em geleiras – até questões locais de Venâncio Aires, como o fato de o arroio Castelhano abastecer 90% da população, os locais onde funcionam a captação e o tratamento da água, e a importância do projeto de recuperação das nascentes.

Estudantes testaram o conhecimento num quiz sobre a água (Foto: Melissa Kist/Folha do Mate)

Para Rosmeri, a participação no projeto da Folha do Mate trouxe o desafio de aprender mais para repassar aos estudantes o máximo de conhecimento sobre a água. Ao mesmo tempo, ela destaca o quanto foi válida a possibilidade de trocar informações com pessoas de diferentes realidades.

Ao longo do ano, foram quatro escolas abrangidas: as Emefs Benno Breunig, no bairro São Francisco Xavier; Otto Gustavo Daniel Brands, no bairro Brands; e Cidade Nova, no bairro do mesmo nome; além da Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas. As servidoras da Corsan reforçam o convite a todas as escolas que desejarem conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Morsch, para saber mais sobre o processo.

• 200 é o número aproximado de estudantes que participaram das atividades do projeto Nascentes, neste ano, nas escolas Benno Breunig, Cidade Nova, Narciso Mariante de Campos e Otto Gustavo Daniel Brands.

Equipe vencedora do quiz foi premiada (Foto: Melissa Kist/Folha do Mate)

Sobre o projeto Nascentes

• O projeto Nascentes é desenvolvido pela Folha do Mate e Terra FM e conta com a publicação mensal de um caderno especial sobre a temática da água.

• Na seção Projeto Nascentes é possível acessar as publicações e também baixar arquivos de jogos e atividades pedagógicas sobre o tema, que podem ser usadas em sala de aula.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido