
Mato Leitão - O parque municipal de esporte e lazer, que integra o Centro Administrativo de Mato Leitão, contará com mais um grande projeto. A nascente localizada na área verde será adotada e revitalizada pela empresa CTA-Continental, de Venâncio Aires. A proposta é de preservar o local, garantindo condições para receber visitantes, principalmente estudantes, num amplo trabalho ambiental em harmonia com a natureza.
O gerente de Sustentabilidade Agrícola, Edson Menezes, e o coordenador de Sustentabilidade Agrícola, Jaimson Erdmann, ambos da CTA, visitaram o local na manhã de quinta-feira (4) e confirmaram o desenvolvimento do projeto. Também participaram de reuniões com o prefeito Arly Stöhr (Flecha), secretário da Agricultura, Devanir Heinen, coordenadora do Meio Ambiente, Angélica Scheibler, e equipe da Emater- RS/Ascar – Rudinei Pinheiro Medeiros (chefe do escritório) e engenheiro agrônomo Francis Copetti. “Esse será o nosso primeiro trabalho fora de Venâncio Aires. Iniciamos as conversas com o secretário Devanir há cerca de um ano e agora confirmamos parceria. É muito importante esse trabalho, ainda mais neste amplo projeto que envolve áreas de lazer, esporte, cultura e turismo. Temos vários produtores de tabaco e muitos trabalhadores do setor que residem no Município”, disse Menezes.

Um trabalho específico na preservação de nascentes é uma das metas do secretário. “Sempre tivemos essa preocupação na secretaria. Conversamos há muito tempo com a equipe da CTA e agora firmamos essa parceria. A empresa, a partir de hoje, está adotando essa nascente. Agradeço o voto de confiança em realizar esse projeto em Mato Leitão”, comentou Heinen. O prefeito Arly Stöhr (Flecha) também agradeceu o apoio da empresa e colocou a Prefeitura à disposição em auxiliar no desenvolvimento do projeto.
O projeto Recuperação de Nascentes, desenvolvido em parceria com a Emater, revitalizou 14 nascentes em Venâncio Aires. Para 2026, além de Mato Leitão, a CTA pretende realizar trabalhos em Ibarama e Canguçu.
(Fonte: AI Prefeitura)