Matriz do Super Lenz está localizada na rua Osvaldo Aranha, 196, mesmo local onde o negócio surgiu como fábrica de balas e sabão (Foto: Everton Tx/Divulgação Lenz)
Matriz do Super Lenz está localizada na rua Osvaldo Aranha, 196, mesmo local onde o negócio surgiu como fábrica de balas e sabão (Foto: Everton Tx/Divulgação Lenz)

Era 13 de outubro de 1972 e circulava a segunda edição da Folha do Mate, quando o nome Lenz apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal. Naquele tempo, o supermercado como o conhecemos hoje ainda não existia. As atividades do negócio começaram como fábrica, e foi assim que se apresentou naquela edição: ‘Willibaldo Lenz & Cia. Ltda.’, destacando-se como fábrica de sabão, balas, torrefação e moagem de café.

Lenz está presente nas páginas da Folha do Mate desde o primeiro ano do jornal. Há cerca de 20 anos, supermercado anuncia na capa do jornal (Foto: Reprodução/Folha do Mate)

O anúncio também trazia o endereço rua Osvaldo Aranha, 196, Venâncio Aires – o mesmo da atual matriz do Super Lenz. Outro detalhe curioso era o telefone: indicado apenas pelo número 24, reflexo de uma época em que as centrais telefônicas locais contavam com pouquíssimas linhas.

A partir daquele anúncio iniciou-se uma parceria que se mantém viva até os dias atuais, quando o Super Lenz habituou-se a divulgar suas promoções nas páginas do jornal e o público, por sua vez, acostumou-se a esperar pelas ofertas do dia. Ao longo do tempo, a Folha do Mate acompanhou e abriu espaço para contar a história e a evolução da empresa familiar, fundada em 1957, que se tornou a maior rede de supermercados de Venâncio Aires.

EVOLUÇÃO DO NEGÓCIO

Na década de 1980 ocorreu a incursão da então fábrica no comércio, com uma lancheria e mercearia. “O empreendimento prosperou e em 1988 foi adquirido um mercado vizinho. Os equipamentos de açougue e os caixas do estabelecimento ajudaram a dar ares de supermercado em um espaço de 250 metros quadrados, na época”, destaca o histórico da empresa, registrado no site do Super Lez.

Em março de 2015, o Super Lenz inaugurou sua primeira filial, na rua Tiradentes, com área de venda de 1,6 mil metros quadrados. Em outubro de 2019 veio a segunda filial, no bairro Aviação, com 2.058 metros quadrados destinados à área de vendas. Já em 2024, dentro do processo de expansão da empresa, foi inaugurada a terceira filial, no bairro Xangrilá, com cerca de 1,4 mil metros quadrados de área de vendas.

Muitos clientes procuram as nossas ofertas na capa, já é praticamente cultural”

A parceria de longa data entre o jornal Folha do Mate e o Super Lenz é reconhecida pela empresa como essencial em sua trajetória de crescimento e proximidade com os consumidores. Coordenador de Marketing do Super Lenz, Thomás Lenz destaca: “Para consolidar uma marca é preciso estar presente nos principais veículos de comunicação. Aqui em Venâncio não é diferente. Para que o Lenz pudesse crescer era preciso estar inserido na comunidade, divulgar os produtos, ou seja, estar presente no principal veículo de comunicação do município.”

Ele ressalta que o Super Lenz continua apostando no jornal, apesar da diversidade de meios de comunicação disponíveis atualmente. “Mesmo hoje com tanta diversidade de veículos de comunicação e formas de divulgação, achamos importante divulgar os nossos produtos junto à Folha do Mate”, diz.

Segundo Lenz, a presença do supermercado nas páginas do jornal já é aguardada pelo público. “Temos muitos clientes que procuram as nossas ofertas na capa, já é praticamente cultural, além disso, é uma forma de estarmos presentes junto à comunidade. A história da Folha do Mate faz parte da história de Venâncio Aires, assim como a história do Super Lenz”, destaca.

MOMENTO MARCANTE

Ao relembrar momentos marcantes da parceria com a Folha do Mate, Lenz destacou uma ação especial: o concurso cultural ‘Bom é ouvir você’. A iniciativa, realizada em parceria com o jornal, convidava o público a gravar o jingle do comercial que estava sendo veiculado na televisão e também no site da Folha. Os três melhores vídeos foram premiados com cestas de Natal. “A nossa música ficou muito conhecida na cidade. Foi bem legal e teve uma participação muito boa dos clientes e comunidade em geral”, recorda.

Imagem Padrão
Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.