Recentemente, a Associação Vôlei Venâncio ampliou sua modalidade de prática esportiva. Além do vôlei na quadra, agora eles passaram a montar equipes para a areia. Segundo o idealizador do projeto, Gabriel Endler, de 23 anos, no ano passado, o projeto recebeu cerca de 80 crianças e adolescentes. Este ano, o número estimado subiu para 100.
Modalidades
Atualmente, o vôlei de quadra contempla cinco equipes, sendo elas três na categoria feminino (mirim, infantil e competitiva), e duas masculinas (mirim e infantil), com idades entre 10 e 18 anos.
Em 2022, o projeto recebeu uma verba do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea). Por conta disso, abriram turmas para o vôlei de areia e já somam quatro grupos: dois femininos, e dois masculinos, ambos com categoria iniciante e avançado.
No momento, os treinos do vôlei de quadra ocorrem no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer e no ginásio do bairro Brígida. Já a prática da areia é realizada no Parque Municipal do Chimarrão. A intenção é que, após a Fenachim, todos os treinos sejam no Parque.
Recursos e competições
Com os recursos recebidos, o fundador comenta que foi possível adquirir uniformes e equipamentos para os alunos, bem como, auxilio no custeio de viagens para competições.
No intuito de expandir ainda mais trabalho, Gabriel afirma que encaminharam um documento ao Estado para conseguirem ajuda para iniciarem um projeto de mini vôlei, para crianças de seis a 10 anos.
Para este ano, Endler projeta levar uma equipe masculina e uma feminina para a primeira etapa da Liga Gaúcha de Vôlei de base, que ocorrerá em Ijuí, região noroeste do Rio Grande do Sul, no dia 2 de abril. Além dessa, garante participação na Liga Serra/Vale, uma competição criada por Gabriel e Rodolfo Cosseau, para incentivar o esporte ainda mais nos jovens.
Maiores informações sobre vagas e idades, podem ser sanadas pelo telefone (51) 99254-5279, com Gabriel, ou pelo Instagram, @associacaovoleivenancio.
LEIA MAIS