O mato-leitoense Douglas Meurer, 23 anos, vive novos ares no mundo da ‘bola pesada’. O jovem, que por alguns anos defendeu as cores da Assoeva futsal e depois disso rodou por outras equipes pela região sul do Brasil, agora defende o FC Mabetex Prishtina. Seu clube, que é o atual campeão nacional de Kosovo, busca o bicampeonato e uma das vagas na eliminatória da UEFA em 2022.
Douglas, que está em Pristina, capital de Kosovo, desde o sábado, 20, já estreou marcando gol. O jovem, por áudios via WhatsApp enviados na terça-feira, 23, relatou como foi toda essa mudança de endereço ‘repentina’. “Foi tudo muito rápido. É como se fosse do dia para a noite. Semana passada estava num clube e hoje estou em outro bem diferente e distante aí do Brasil. Estou realizando um sonho que sempre tive que era jogar futsal no exterior”, disse o jogador.
Ele relatou que estava treinando no Siqueira Campos, do Paraná. “Num dia desses recebi mensagem do jogador Alan. Jogamos juntos em 2020 no Guarani, de Frederico Westphalen. Ele está no Pristhina e me relatou do interesse do clube em contar com mais um jovem brasileiro. Me interessei e as tratativas depois disso com os diretores do clube foram evoluindo. Em seguida conversei com o técnico e a diretoria do Siqueira Campos. A despedida foi rápida. Voltei para Mato Leitão. Tive que providenciar alguns documentos e realizar exames de rotina. Com tudo em mãos e as malas feitas, o momento era então de despedida da família aliado com aquele boa sorte e vai com Deus para confortar”, menciona.
Na sexta-feira, 19, Douglas embarcou no Salgado Filho, em Porto Alegre. A primeira escala foi em São Paulo. Depois em Zurique, na Suíça, antes de chegar em Pristina. “Lá na capital o jogador Alan e o presidente do clube vieram me buscar. Depois de quase 30 horas de voo, desembarquei em Pristina no sábado, 20, por volta das 18h. Os dois me levaram até meu alojamento. No caminho contaram que a equipe jogaria horas depois e se eu me sentisse em condições, poderia levar o tênis junto, fardar e porque não ficar à disposição. Por mim tudo bem, aceito, foi minha resposta”, conta Meurer.
Com a bola rolando, o FC Mabetex Prishtina encerrou a primeira etapa com a desvantagem de 2 a 1 no marcador. “Para o adversário parecia uma final de Copa, ainda mais jogando contra o último campeão nacional. No segundo tempo entrei em quadra. Sofri uma falta e o lance, depois de uma troca de passes, resultou no meu primeiro gol. Poucos segundos do apito final, nossa equipe marcou o terceiro, garantindo assim a vitória por 3 a 2. Para mim foi tudo muito marcante”, relata.
No domingo, 21, Douglas tirou o dia para descansar. No dia seguinte já se apresentou para os trabalhos na academia. Terça-feira teve trabalhos técnico/táticos.
Douglas cita que a ansiedade de estrear já passou. “Foi tudo muito corrido. Ao desembarcar no sábado tive ainda que fazer alguns exames. Depois da liberação ainda estive em quadra. Posso dizer que estou muito feliz pela oportunidade, ainda mais com o gol logo na estreia. Espero ser o primeiro de muitos. Sempre sonhei em jogar no exterior. Pode ser a primeira e única oportunidade, como pode também ser a primeira de muitas outras que virão. Aqui tenho a plena certeza que vou buscar fazer o melhor. Não vai faltar dedicação, empenho e disciplina. O campeonato nacional já está em andamento. Para mim será uma vitrine. Espero corresponder a altura”, enfatiza.
O FC Mabetex Prishtina é o atual campeão nacional e já em 2021, em Barcelona, disputou a eliminatória da UEFA. “A equipe daqui tem bastante qualidade. O plantel foi montado na busca pelo bi. Vim para cá não apenas para poder dizer que um dia joguei no exterior. Vou dar o máximo. Quem sabe meu primeiro título internacional. A temporada encerra em junho e espero aproveitar bem a oportunidade de agora. Posso até estar sendo repetitivo mas muito trabalho e dedicação da minha parte não vai faltar. Estou de momento abdicando de muitas coisas, família, amigos, mas tudo tem um propósito. Conto com o pensamento positivo de todos os meus amigos”, completa.
Saiba mais sobre Kosovo
- É um país situado no sudeste da Europa. Foi província da Sérvia até 2008, quando se declarou independente. Sua capital é Pristina.
- Kosovo faz fronteira com a Sérvia ao norte e a leste; com a Macedônia do Norte ao sul; com a Albânia a oeste; e com Montenegro a noroeste. Seu território consiste, em grande parte, de duas bacias localizadas entre montanhas.
- A população de Kosovo planta cereais, entre eles trigo, cevada e milho, além de cultivar frutas e hortaliças. O tabaco é cultivado para venda.
- Mais de 90 por cento da população de Kosovo é formada por albaneses. Entre os demais habitantes, a maioria é de sérvios. O islamismo é a principal religião.