O Bulldogs Futebol Americano incia sua preparação para a temporada 2022. Visando as disputas do Campeonato Gaúcho e do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a equipe implementa diferentes formatos para realizar os treinamentos. O vice-presidente e atleta, Eduardo Sperb, de 33 anos, avalia a organização. “Começamos os treinos no dia 15 e, em virtude de os jogadores estarem espalhados em várias cidades, temos setorizado os treinamentos. Fazemos um ou dois treinos por mês em Venâncio Aires e todo fim de semana o pessoal se reúne para prática local, em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e outros municípios”, explica.
Após dois anos sem competição – o último torneio foi realizado em 2019 -, o clube precisou montar novamente o elenco. “A base foi mantida, elenco e comissão técnica, mas alguns pararam por terem perdido a vontade. Tivemos alguns casos de lesões, mesmo fora dos campos. Buscamos reforços pontuais, dentro da nossa realidade financeira. No plantel, são 59 jogadores e temos um treinador principal (o head coach), coordenador defensivo, coordenador ofensivo e um coordenador de linha. A comissão técnica é essa”, destaca o vice-presidente.

(Foto: Samantha Manzke/Divulgação Bulldogs F.A.)
Na temporada de 2019, o Bulldogs F.A. foi vice-campeão gaúcho e semifinalista de torneio Sul-Brasileiro. Neste ano, o Campeonato Gaúcho será disputado por oito times, divididos em dois grupos, enquanto o Brasileirão terá um formato regionalizado, onde a equipe enfrentará adversários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com apenas um classificado. A decisão foi tomada para a economia de custos. “O objetivo no Gaúcho é chegar na final. Começamos o campeonato contra o Santa Maria Soldiers, em uma chave que classifica apenas um. Eles também estão em reconstrução, mas ainda são o time pentacampeão seguido. No Brasileiro, é uma experiência nova, não sabemos o que esperar, mas queremos vencer, no mínimo, duas das cincos partidas”, comenta Sperb.
Com o objetivo de evoluir no projeto, o Bulldogs F.A. se torna uma associação a partir dessa temporada. “A principal mudança é o recurso público. Atualmente, somos bancados pela iniciativa privada ou pelos próprios atletas, além de rifas e outros meios. Agora é buscar recursos municipais (Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Armador, o Promiea), estaduais (Pró-Esporte) e, daqui a pouco, um projeto federal para algo a mais. No final, ainda é uma reestruturação”, encerra o vice-presidente.
Flag Football Feminino
A modalidade é realizada com bandeiras nas cinturas, em que as atletas precisam retirar a mesma para encerrar a jogada, sem pancadas. “Iniciamos com uma base que estava no Santa Cruz Chacais, mas o pessoal precisa conhecer. Às vezes, pensam ser apenas um jogo de pancadaria. Para trazer novos membros, é primeiro preciso ensinar a comunidade”, enfatiza Sperb. Com 10 atletas, o Bulldogs disputará no primeiro semestre o Campeonato Gaúcho de Flag Football Feminino. No entanto, o segundo semestre está em aberto.
Gauchão
Primeiras rodadas
- 19 de março: Soldiers x Bulldogs, em Santa Maria
- 9 de abril: Chacais x Bulldogs, em Santa Cruz
- 1º de maio: Bulldogs x Coroados, em Venâncio Aires
- Importante: As partidas devem ser disputadas no Estádio Edmundo Feix, mas a equipe ainda depende de confirmação.
- Os treinos são aos domingos de manhã, das 8h30min às 11h, na Sede dos Motoristas. O Bulldogs F.A. está aberto para quem quiser conhecer o esporte, aprender sobre ou começar a praticar. Os materiais necessários para treinos são chuteira, camisa e calção.