O percurso parecia não ter fim, desde que os aventureiros Vanderlei André Goelzel, e Gerson Luiz Barden, ambos com 38 anos, saíram do bairro Brands com destino ao Perau de Janeiro, ponto turístico de Arvorezinha. A aventura durou 17h15min, durante o percurso de 324 quilômetros, que teve início no domingo, 1º, às 5h da manhã, e foi concluído a 1 hora da madrugada de segunda-feira, 2. Os ciclistas optaram pelo trajeto com saída de Soledade, Barros Cassal e Boqueirão do Leão até chegar ao destino final, em Arvorezinha.
Apesar do cansaço físico e emocional, os ciclistas encontraram forças para atingir o objetivo e superar o desafio. “Tínhamos preparo nas pernas para concluir a jornada mas, durante o percurso, foi preciso controlar o psicológico. Graças a Deus foi muito tranquilo e, nenhum momento precisamos solicitar atendimento médico”, conta.
Os venâncio-airenses integram o grupo ‘Pedal Trilheiro’, que realiza trilhas em Venâncio Aires e ‘Pra quem pedala’, equipe que realiza aventuras pela região. Contudo, durante os 20 anos de experiência com pedal, Goelzel confessa que este desafio foi algo diferente de todos os outros. “O percurso de bicicleta até Arvorezinha foi fantástico. Sempre tento superar velocidade e condicionamento físico para encarar novas experiências, mas esta aventura foi única, diferente de todas as outras coisas que já fiz na vida”, observa.
O ciclismo já faz parte do dia a dia de Goelzel, que tem o hábito de pedalar todos os dias. “Foi na vontade que conseguimos concluir este percurso, porque não realizamos nenhum outro preparo além das experiências em ciclismo”, destaca.
Aventuras em grupo
O grupo de ciclistas ‘Pra quem pedala’, formado por 10 integrantes, já percorreu vários lugares da região. O objetivo dos integrantes é explorar paisagens e pontos turísticos, em contato com a natureza. Entre os lugares que eles já visitaram estão o Viaduto Treze, em Vespasiano Correa; a Lagoa da Harmonia, em Teutônia, Salto Ventoso, Farroupilha, entre outros trajetos. “Ainda não programamos qual será o nosso próximo destino mas, posso adiantar que esta aventura ficará marcada para sempre”, afirma Goelzel, que trabalha há 18 anos como mecânico de bicicletas.
“Mountain bike para mim é tudo. Minha família está em primeiro lugar e o esporte em segundo.”
VANDERLEI ANDRÉ GOELZEL- Ciclista