A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) está com a realização do Campeonato Estadual de Futsal 2020 ‘encaminhada’. A entidade tem elaborada a fórmula de disputa e aliado a isso o cronograma da competição de agosto até o mês de dezembro. De acordo com o diretor de Competições, Bruno Barbosa, até o começo deste mês a FGFS tinha confirmada a participação de 12 equipes. “Infelizmente tivemos uma desistência. A APF, de Parobé, já nos repassou que não disputará o Estadual deste ano. A vaga quem sabe ainda poderá ser preenchida mas mesmo com 11 equipes, a fórmula de disputa prevista não deve sofrer qualquer mudança”, destaca. A Assoeva é um dos times que participará da competição.
Bruno acrescenta que a FGFS pretende na próxima semana ou no máximo até o dia 17 realizar uma reunião com os dirigentes de clubes justamente para apresentar o que já foi elaborada pela entidade. “Temos uma projeção de chaveamento mas é digamos precoce adiantar a composição dos grupos porque sempre a questão de regionalização é um dos assuntos praticamente mais debatidos no Congresso Técnico. A FGFS tem inclusive uma tabela de jogos pronta e que será proposta aos dirigentes”, relata Barbosa que emenda: “por enquanto é tudo uma montagem, cabe aos dirigentes acatarem ou não o que será apresentado”.
Regionalização das equipes
A Federação propõe a regionalização das equipes até pelo fato de diminuir questões de viagens mais longas num primeiro momento. “Diminuir gastos é fato mas cabe os dirigentes optarem pelo enfrentamento mais próximo com grandes clássicos ou então se apegar ao sorteio para a composição dos grupos”, cita Barbosa.
A ideia da Federação é pela divisão das 11 equipes em dois grupos. Na primeira fase a projeção é de jogos dentro de cada grupo em ida e volta. Os quatro melhores de cada avançam para as quartas de final com o mata-mata chave contra chave em jogos de ida e volta. Semifinal e final a projeção também é por confrontos de seis pontos.
Bruno enfatiza que diante da pandemia da Covid-19, não se descarta duas hipóteses: uma delas é não haver o descenso até pelo ano atípico. A outra é relativa ao campeonato ser realizado com portões fechados ao menos num primeiro momento. “Posso garantir que a Federação busca outras alternativas para amparar os clubes caso essa realizada venha mesmo a se confirmar”, completa.
A Série Prata a FGFS também pretende realizar no segundo semestre, além do Campeonato Estadual com as categorias de Base: Sub-9, 11, 13, 15, 17 e 20.
Nesta semana, os jogadores da Assoeva/Unisc/ALM Keké e Boni, e o técnico Guilhermo Verfe fizeram o repasse de donativos angariados na campanha Futsal Faz Bem. Na Casa de Acolhimento – que atende crianças e adolescentes – foram entregues cestas básicas, roupas e brinquedos. No Gabinete da Primeira-dama, organizador da Campanha do Agasalho no município, foram entregues roupas e cobertores.
Campanha da Assoeva
Protagonizada por atletas e integrantes de comissões técnicas, a ação Futsal Faz Bem resultou em vitória da solidariedade e da empatia. Em uma mobilização nacional dos salonistas, o elenco da Assoeva angariou centenas de donativos, como alimentos e agasalhos, que serão repassados a pessoas em vulnerabilidade social em Venâncio Aires.
Em dois sábados a tradicional tenda do clube – sempre usada para venda de ingressos para jogos – foi montada em dois pontos de grande circulação de pessoas na cidade. No local foram recebidas as doações feitas pela comunidade, assim como, foram vendidos itens oficiais do clube, cuja renda angariada com as vendas teve 20% revertidos para a campanha.