De segunda-feira a sábado, a rotina de Viviane Eichelberger Jungblut, 25 anos, é composta por treinar, nadar e ter muita disciplina. A moradora de Porto Alegre é filha do venâncio-airense Paulo Roberto Jungblut e de Maura Eichelberger, natural de Passo do Sobrado. Neste ano, a nadadora estará competindo nos Jogos Olímpicos de Verão 2021, em Tóquio, no Japão, pela categoria absoluto – sênior. As competições começam na próxima sexta-feira, 23, e vão até 8 de agosto.
Desde os 8 anos, Viviane participa de competições. Ela começou a nadar por incentivo dos irmãos, que praticavam o esporte por hobby. “Com 8 anos já tinha minha primeira medalha. Competi e nem fiquei para pegar essa medalha. Quando soube que tinha ganhado, eu nem acreditei. Depois fui me apaixonando por isso, não só pela natação, mas pela competição”, recorda.
A atleta treina desde criança no Clube Grêmio Náutico União, de Porto Alegre. Em 2019, a nadadora competiu no Mundial de Desporto Aquático, na Coreia do Sul. Esse momento foi desafiador. “Era a seletiva olímpica da maratona e eu fiquei fora da Olimpíada por menos de um segundo, em uma prova de 10 quilômetros que dura em média duas horas. Me frustrei um pouco e logo em seguida tinha outras provas, o Pan-americano. Foi uma sequência grande de competições e desafios”, relata.
A COMPETIÇÃO
Em abril, a atleta faria a seletiva dos jogos olímpicos, porém, uma semana antes, testou positivo para Covid-19 e não pôde participar. Depois, na segunda data que a Federação havia programado, 11 e 12 de junho, Viviane competiu. “Foram dois meses a mais com muita ansiedade, mas, graças a Deus, eu consegui ser classificada para os jogos e agora o desafio continua”, comenta a nadadora, que estreia nas Olimpíadas deste ano. A atleta viajou para Tóquio na sexta-feira, 16.
Ela ressalta que essa experiência já está sendo muito boa e agora tem o objetivo de nadar bem, representar o país e trazer a medalha para casa. “A natação é um esporte a longo prazo, que precisa de muito esforço, muitos anos de expectativas e pensamentos em participar dessa competição. Estou muito feliz com isso tudo que está acontecendo.”
“Estar nas Olimpíadas é o meu grande sonho como atleta. Fico feliz em ver que toda dedicação desses anos está valendo a pena.”
VIVIANE EICHELBERGER JUNGBLUT
Nadadora
- Relação com a Capital do Chimarrão
Viviane recorda que na infância passeava muito em Venâncio Aires, especialmente para Vila Arlindo, na casa do falecido avô Norberto Jungblut. “Sempre passava as férias no interior com meus primos, visitávamos muito Venâncio. Agora vamos um pouco menos, mas a maioria da minha família mora na cidade.”
JOGOS OLÍMPICOS
- Viviane compete nas provas de 800 metros e 1.500 metros livre, pela categoria absoluto nos jogos olímpicos.
- No campeonato Pan-americano, Viviane conquistou duas medalhas de bronze, uma na categoria 800 metros livre e outra em 10 quilômetros.
- São 26 atletas de natação representando o Brasil -16 homens e 10 mulheres. Esta é a maior delegação de natação que o país já levou para o exterior.
- As competições de Viviane são pela tarde, no horário de Tóquio, nos dias 26 e 29, mas são 12 horas de diferença do Brasil.
-
Rotina de treinos
Os treinos de Viviane ocorrem de segunda-feira a sábado, e, dependendo da fase, também aos domingos. “Eu treino normalmente de 7h30min ao meio-dia. Chego no clube e até às 8h faço uma ativação fora da piscina, daí começou o treino na piscina até umas 10h30min e depois vou para a parte física das 11h ao meio-dia. Na parte da tarde, das 16h às 18h, treino somente na piscina. Mas tem outros horários também, que faço fisioterapia, massoterapia, nutricionista, psicóloga, é uma série de coisas. É intenso”, detalha.