O Grêmio saiu na frente na decisão do Campeonato Gaúcho. O Tricolor venceu o Ypiranga na primeira partida da final do Gauchão, disputada na tarde deste sábado, 26, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
Embora com menor posse de bola, o time de Roger Machado perdeu inúmeras oportunidades de gol no primeiro tempo, enquanto os donos da casa tinham o domínio da bola, mas não conseguiam concluir as jogadas.
Na volta do intervalo, o Ypiranga passou a forçar mais o ataque e também criou possibilidades de gol. Mas foi apenas no fim do segundo tempo que o placar saiu do zero. Isso porque Anderson Daronco deu pênalti a favor do Grêmio, após revisão de lance pelo VAR. Lucas Silva converteu a penalidade e deu a vitória ao Tricolor.
Com o resultado, o time da capital precisa de um empate para se sagrar pentacampeão gaúcho. Já o Ypiranga precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois gols para ser campeão no tempo normal, já que não há saldo qualificado na final. O confronto decisivo ocorre no próximo sábado, dia 2 de abril, às 16h30min, em Porto Alegre.