O Guarani lançou o projeto ‘Góleou’, iniciativa que pode ajudar o meio ambiente e as finanças do clube. Segundo o presidente, Lúcio Lourenço Rabuske, a ideia é que a comunidade venâncio-airense separe o óleo de cozinha usado e repasse ao Guarani, para que este venda a uma empresa que trabalha com reaproveitamento.
“Com o que conseguirmos arrecadar, a ideia é vender. Não temos uma estimativa do que isso pode render ao clube, mas todo recurso nos ajuda de alguma forma, para contas diversas”, destacou Rabuske.
O presidente diz que vários restaurantes e lancherias já ‘abraçaram’ a ideia. “Já tivemos vários retornos e a ideia também é conversar com imobiliárias, para que dentro dos condomínios os moradores se engajem.” O convite é para que a comunidade em geral também participe e, em casa, guarde o óleo usado dentro de garrafas pet.
Parceria
O projeto, do qual também participa a Taça da Amizade, já foi levado ao poder público, durante uma reunião nesta terça-feira, 18, no gabinete do prefeito Jarbas da Rosa. Lúcio Rabuske explica que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, além da Câmara de Vereadores, vão ajudar na campanha de divulgação.
O próximo passo também é disponibilizar outros pontos de coleta, além do Estádio Edmundo Feix, onde a comunidade pode levar as doações.
O óleo de cozinha usado será vendido para a Ecoóleo, de Arroio do Meio, indústria que fabrica e comercializa desmoldantes, aditivos e antiaderentes a base de óleo vegetal.