A Assoeva está em 17º na tabela e precisa voltar a pontuar para retornar ao grupo dos classificados. (Foto: Cristian Frantz/Divulgação)
A Assoeva está em 17º na tabela e precisa voltar a pontuar para retornar ao grupo dos classificados. (Foto: Cristian Frantz/Divulgação)

A quinta rodada da Liga Nacional de Futsal marca para a manhã deste domingo, 30, às 11h, no Ginásio da Neva, em Cascavel, no Paraná, o encontro entre Cascavel e Assoeva. A diferença entre as duas equipes é de apenas um ponto. Enquanto que a Serpente chega na rodada em 13º lugar, a Assoeva, após as duas derrotas, está em 17º.

Foram os dois resultados negativos e consecutivos que ‘derrubaram’ a equipe de Venâncio Aires na tabela. Depois do 5 a 1 diante do São José e mais a baixa do ala Valdin com lesão no joelho, a semana foi de trabalhos diários visando a recuperação na competição.

Sem o camisa 13, o técnico Fernando Malafaia terá que mudar as composições dos dois principais quartetos. Uma nova formação já era prevista em termos de projeção de time do Cascavel. “Avaliei ao longo da semana alguns vídeos de jogos do nosso adversário. O material foi repassado aos atletas e treinamos em cima de algumas situações. Perdemos o ala Valdin mas de nada adianta ficar se lamentando. Projetamos um jogo bastante difícil no fim de semana mas trabalhamos em cima de alguns pontos que julgamos importantes para inibir o adversário já no começo das jogadas”, disse o técnico Fernando Malafaia.

A delegação viajou no começou da noite desta sexta-feira até a cidade de Cascavel. Para o grupo está agendada uma movimentação na quadra de jogo na tarde deste sábado.

A performance da Assoeva contra o Cascavel, em Venâncio Aires, é relativamente boa. São cinco as vitórias e uma derrota. O aproveitamento já não é mesmo fora de casa. Em 2022, na fase oitavas de final, a Assoeva venceu no Poliesportivo mas acabou sendo derrotada na volta por 3 a 1. Na prorrogação, o empate em 0 a 0 classificou o Cascavel. Em 2021, o Cascavel venceu em seus domínios por 4 a 1. Nas temporadas 2016, 2018 e 2019, Assoeva e Cascavel se defrontaram somente em Venâncio Aires. Em 2015, fora de casa, a Assoeva obteve o empate em 2 a 2. Naquela ocasião, o ala Caça (Cascavel) e Boni (Assoeva), marcaram os gols.

“Lembro daquele jogo e que bom se repetisse a dose nesse fim de semana. Voltar com algum ponto na bagagem é o que almejamos. A missão é árdua mas não impossível. Esses dois resultados negativos e de forma consecutiva não estavam em nossos planos. Caímos na tabela tanto que estamos fora do grupo dos classificados. É chegada a hora de voltar a pontuar. Se não for possível ingressar no G16, ao menos ficaremos próximos dos nossos adversários mais diretos”, destaca o capitão Boni.