Monitoramento e suporte: o GPS nos treinos do Guarani

-

Entre as novidades para a temporada no Esporte Clube Guarani está a tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (o famoso GPS, na sigla em inglês). São 25 dispositivos da marca Catapult, cedidos para serem usados nas sessões de treinamentos da equipe. De acordo com o preparador físico do clube, Caito André Kunrath, a ferramento dá o suporte necessário para monitoramento do desempenho físico dos atletas nos trabalhos realizados.

Kunrath, que também é doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com os dispositivos é possível controlar as cargas de treinos e ter acesso à característica de cada atleta. Ele afirma que, através das informações, é identificado, por exemplo, jogadores mais rápidos que podem dar maior contribuição em posições específicas, como um atacante de velocidade ou um ponta.

“Mas a maior importância se refere ao parâmetro de suportar a demanda física de um jogo, bem como de controlar e distribuir as cargas ao longo da semana a fim de diminuir a ocorrência de lesões e diminuir o tempo de inatividade dos atletas”, frisa o preparador físico.

Informações

O GPS permite o acesso a estatísticas como distância percorridas (em metros), distância percorrida em alta velocidade (mais de 20 km/h), ritmo (metros por minuto), velocidade máxima alcançada, acelerações, desacelerações, entre outras. Além disso, Kunrath também realiza o controle em tempo real da atividade de campo através de um aplicativo, que permite controlar o desempenho de cada jogador no momento da tarefa. “Isso nos dá um parâmetro interessante que possibilita um controle preciso do esforço do treino”, destaca.

Banco de dados

Após a sessão de treino, Kunrath baixa as informações e armazena em um banco de dados para, quando organizar as planilhas do dia, ter as informações de cada exercício aplicado. Com isso, ele diz ter um parâmetro da intensidade e volume em cada momento do treino, fato que facilita para explicar ao jogador o que ele precisa desenvolver para melhorar o desempenho. “Não apenas para ajudar a equipe, como também colabora na evolução e desenvolvimento do atleta”, reitera.

Diariamente, os atletas recebem um relatório com as principais métricas que o GPS fornece, tudo isso no próprio celular. “Por vezes, alguns me chamam no privado para tirar dúvidas e esclarecer questões referentes ao treino”, detalha o preparador físico.

Assim como nos treinos, os jogadores também recebem um relatório por jogo, com as principais informações da partida.

Jogos-treino e primeiras decisões

Thael (5) foi o autor de um dos gols no segundo jogo-treino da semana. (Foto: Leonardo Pereira)

Na última semana, o plantel do Guarani realizou os primeiros jogos-treino em preparação para a temporada. Na noite de quarta-feira, 5, o adversário foi um combinado de atletas de Venâncio Aires, onde venceu por 1 a 0, com gol do meio-campista Denilson Cajuru. Já na tarde de quinta-feira, 6, com uma chuva leve no Edmundo Feix, foi a vez dos selecionados da peneira realizada no sábado, 1º, serem derrotados pelo placar de 3 a 0, em partida com dois tempos de 35 minutos – dedicada aos jogadores do elenco que tiveram poucos minutos na noite anterior. Os gols foram anotados pelo atacante Thael e pelo centroavante Eliéser (duas vezes). Posteriormente, ainda foi realizado um coletivo, novamente contra a seleção da peneira.

Os jogos-treino tinham como objetivo observar os atletas, há menos de 10 dias para a estreia na Divisão de Acesso 2023. De acordo com o treinador Henrique Schwarzer, a atividade também serviu para analisar os jogadores que se destacaram na peneira para ‘bater o martelo’ de quantos se manterão no elenco. “Além de conhecer os jogadores da peneira, podemos dar mais minutos para os nossos atletas e ver o que eles podem acrescentar, como o entendimento do esquema tático e o comportamento com e sem a bola”, destaca.

A diretoria do Guarani esperar fechar o elenco com cerca de 30 jogadores, durante a próxima semana.

O Guarani estreia na Divisão de Acesso no próximo sábado, 16, às 16h, contra o Inter de Santa Maria, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido