Durante encontro realizado no dia 11 de julho, em Venâncio Aires, foi oficializado que a Capital Nacional do Chimarrão irá sediar, de 4 a 17 de agosto, os Jogos Sul-Americanos de Esportes sobre rodas. A quarta edição é um dos principais eventos do calendário continental da modalidade patinação artística.
Participaram da reunião o prefeito Jarbas da Rosa; o secretário municipal de Esportes, Sandro Kroth; o presidente da Confederação Sul-Americana de Patinação (CSP), Moacyr Neuenschwander Júnior; o tesoureiro da entidade, Luis Alberto Rodriguez, e a presidente da Federação Gaúcha de Patinagem (FGP), Andréa Costa Leindecker.
“Venâncio Aires tem sido, nos últimos anos, a capital nacional da patinação. Sediou o Brasileiro em outras oportunidades, a exemplo de 2025, e agora será a cidade do Sul-Americano. Vamos ter a oportunidade de presenciar um grande evento, de alto nível técnico. Estamos projetando a vinda de atletas de oito países da América do Sul”, destaca Andréa Leindecker.
A competição organizada pela Confederação Sul-Americana de Patinação será composta por três etapas distintas. De 4 a 10 de agosto, será desenvolvido o Campeonato Sul-Americano de Nações (Classe Internacional). De 11 a 14 de agosto, será realizado o Sul-Americano de Clubes (Classe Promocional). Fechando o evento, de 15 a 17 de agosto, acontece o II Open Sul-Americano de Novos Talentos.
ATENÇÕES PARA O GAÚCHO
Ao longo desta semana, a vizinha Santa Cruz do Sul sediará o Campeonato Gaúcho de Participação Artística.
Pela equipe BK, de Santa Cruz, quatro serão as atletas de Venâncio Aires presentes no evento: Mariana Severo, Letizia Mattiello, Joana Schuh Lopes e Maria Júlia Camargo.
O Gaúcho, que começou nesta segunda-feira, terá continuidade hoje com provas pela manhã, tarde e noite. Até o domingo, 3 de agosto, a movimentação dos competidores será no Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest. As quatro meninas de Venâncio Aires que foram recentemente convocadas para a Seleção Brasileira também se farão presentes no Campeonato Sul-Americano.
Com o Gaúcho e mais o Sul-Americano pela frente, os últimos dias tem sido bastante intensos para o quarteto que antes do Estadual participou ainda de um curso de aperfeiçoamento de técnicas. Ministraram as aulas os técnicos da Seleção Brasileira Carlos Eduardo Paiva, Felipe Werle, Gustavo Casado e Gabriele Vieira.
O curso técnico, sempre desenvolvido quatro vezes ao ano, foi realizado entre os dias 19 e 23 de julho, na Escola BK Patinação Artística.