As baterias oficiais serão disputadas no domingo, a partir das 10h30min. (Foto: AI BMX/Divulgação)
As baterias oficiais serão disputadas no domingo, a partir das 10h30min. (Foto: AI BMX/Divulgação)

O ‘cartão postal’ do Parque Municipal do Chimarrão neste fim de semana será a realização da quinta etapa do Campeonato Gaúcho de BMX Racing. A previsão do tempo é das melhores e por isso a dedicação dos integrantes do Departamento de Bicicross do Moto Clube de Venâncio Aires (Mocva) é intensa para deixar tudo ordem e principalmente organizado para receber mais este grande evento.

O coordenador André Fonseca relata que as expectativas são as melhores possíveis quanto ao evento. A maior delas está relacionada a questão de estrutura da área do bicicross. “Temos aqui um pista ímpar em termos de qualidade e uma equipe muito bem focada em termos de organização. Esse trabalho vem de longos anos para se chegar a esse nível.

Temos um ‘palco’ diferenciado e que será apresentado de forma oficial no fim de semana. A pista agora está toda ela concretada. É um atrativo a mais, além de toda estrutura que será colocada à disposição para quem se fizer presente no Parque. Foi um trabalho intenso de todos os integrantes do Departamento”, destaca.

Fonseca também relata a crescente no quantitativo de atletas do Gaúcho pois a cada etapa vem sendo quebrado o recorde de inscritos. “Seguindo essa lógica quero apostar em mais de 250 pilotos inscritos para a nossa etapa. Ganha o bicicross de modo especial e demonstra a qualidade do trabalho que está sendo feito não apenas aqui em Venâncio Aires como nos demais clubes de bicicross no Estado”, disse.

A programação

Ao longo do sábado serão realizados os treinos. Os oficiais começam às 14h e encerram às 17h. “Por si só já vale a pena acompanhar essa primeira movimentação com a presença desde a criançada das escolinhas iniciais até aqueles pilotos mais experientes”, enfatiza Fonseca.

Ele afirma ainda que após às 17h haverá um ‘happy hour’ entre os pilotos. “É uma oportunidade para a galera de modo geral confraternizar. Um momento para a troca de ideias entre os concorrentes na pista. Vai ter música. Será um momento bem bacana”, completa o coordenador.

No domingo, 18, a partir das 8h, haverá mais uma etapa dos treinos oficiais. A solenidade de abertura do Gaúcho está marcada para as 10h. Haverá a apresentação dos clubes presentes.
A partir das 10h30min serão disputadas as primeiras baterias. A ordem vai depender conforme o número de inscrições em cada categoria. A estimativa da coordenação é de pilotos presentes em 40 categorias. O Gaúcho é abrangente pois em termos de idade tem pilotos a partir dos cinco anos até aqueles com 55 ou mais.

Como a pista do Mocva é uma ‘vitrine’ do Parque Municipal do Chimarrão, a coordenação deixa o convite para o público em geral prestigiar o evento. Toda a estrutura foi montada com muito carinho para aproximar o BMX ainda mais da comunidade local.

O evento não tem cobrança de ingresso.