
Venâncio Aires - A comitiva de representantes da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) retornou na madrugada da segunda-feira, 17, de Apóstoles, na Argentina, após participar da 47ª Fiesta Nacional e Internacional de la Yerba Mate. Durante o fim de semana, o grupo teve como foco divulgar a Fenachim 40 anos, fortalecer relações institucionais e ampliar a presença de Venâncio Aires no cenário internacional da cadeia produtiva da erva-mate.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e responsável pelo comercial da Fenachim, Marcos Hüttmann, a missão foi extremamente positiva. “Vivenciar a tradição e a cultura da cidade reconhecida como Capital Nacional da Yerba Mate, ao lado do Instituto Brasileiro da Erva-Mate, da Associação de Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales e de diversos representantes do setor, nos permitiu estreitar laços, fortalecer a cooperação internacional e posicionar Venâncio Aires no centro das discussões continentais sobre a cadeia produtiva da erva-mate”, destaca.
Segundo Hüttmann, além da divulgação da Capital Nacional do Chimarrão e de sua principal festividade, a comitiva iniciou, em conjunto com o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), a construção de uma programação especial de resgate histórico e cultural para a edição de 2026. “Teremos ações que abordam todo o ciclo da erva-mate, desde o plantio, passando pelo beneficiamento e envase industrial, até o consumo final. A proposta também valoriza a inovação tecnológica e a diversidade de produtos derivados da Ilex paraguariensis.”
A viagem também incluiu o convite formal para que delegações da Argentina e do Chile participem da próxima Fenachim. “Essa presença internacional reforça o valor cultural, econômico e identitário do chimarrão para Venâncio Aires, amplia a projeção do município no exterior e consolida nossa cidade como referência continental na cultura e na economia da erva-mate”, afirma o secretário.
Também integraram a comitiva a secretária-executiva da Fenachim e secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza; as soberanas da Fenachim 40 anos, a rainha Maiéle dos Santos e as princesas Fátima Neitzel e Taliana da Silva; o casal social Giovana e Jairo Bencke; e o representante da Traço D, responsável pela comunicação da festa, Rudy Dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fenachim