Depois de 31 anos, Raça Negra volta à Fenachim

-

Grupo de pagode, Raça Negra retorna à Venâncio Aires três décadas depois.

Por Caco Villanova

A 4ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) foi palco de grandes eventos, em 1994. Raça Negra foi uma das atrações mais aguardada pelo público. Nesta 17ª edição, não é diferente. Depois de 31 anos, o grupo de pagode volta à Capital Nacional do Chimarrão, neste sábado, 10, a partir das 22h, no Ginásio Poliesportivo, com o show Raça Negra – 40 Anos. E algumas pessoas terão o privilégio de assistir às duas apresentações. É o caso de Flávio Ramos, 50, dono da barbearia Center Barber, na Viasul Strip Center.

Ele e a esposa Suzane Renner Brandão aproveitaram o dia ensolarado para visitar o Parque no domingo, 4, depois de duas edições ausentes. Natural de Salto do Jacuí, veio de muda para Venâncio Aires com a família. O pai, eletricitário da Companha Estadual de Energia Elétrica (CEEE), foi transferido. Na Fenachim, estreou em 1994. Lembra que assistiu ao grupo de pagode Raça Negra e a outros eventos no Ginásio Poliesportivo antes mesmo de estar concluído. De fato, o complexo estava inacabado na 4ª Fenachim, como é citado em matéria da edição de 3 de maio de 1994 da Folha do Mate. Coube à cantora Elba Ramalho inaugurar o espaço, que passou a ser ocupado por artistas de projeção nacional desde então.

Flávio e Suzane retornarão ao Poliesportivo, neste sábado, 10, para assistir Raça Negra (Foto: Caco Villanova)

Com 19 anos na época, Ramos considera atípico o ano da realização da 4ª Fenachim. Tinha 19 anos e lembra quando foi anunciado, no domingo, 1º de maio, através do sistema de alto-falantes do Parque, a morte do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Ele estava na pista de motocross, onde hoje é a pista de kart, assistindo à 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho da Minicross – Copa Dália. O anúncio também foi ouvido no show da dupla Sandy & Júnior, que se apresentava à tarde, conforme matéria de cobertura da Folha da Mate.

O show do Raça Negra, Ramos assistiu com um amigo, cujo pai, funcionário da antiga Fumossul, lhe deu um passaporte. Assim, teve oportunidade de ir várias vezes ao Parque e assistir a outros shows, como da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, do grupo Roupa Nova e da banda Kid Abelha, contratada depois de uma consulta feita pela Folha do Mate, por meio de cupons que o público preencheu.

Músicas do grupo costumam tocar na barbearia de Flávio, no Viasul Strip Center (Foto: Caco Villanova)

Na edição de número 2.073 da Folha do Mate, de 10 de maio de 1994, a organização anunciou público de mais de 9 mil pessoas no show do Raça Negra, o maior da festa. “Com muita ginga, malícia e sensualidade, os nove integrantes da banda literalmente sacudiram o Poliesportivo”, destacou matéria.

O grupo

Formado no início dos anos de 1980, em São Paulo, o grupo de pagode Raça Negra é responsável por inspirar gerações. Tendo com o líder o vocalista Luiz Carlos, lançou seu primeiro sucesso em 1991. A música ‘Caroline’ foi o hit do primeiro CD: Raça Negra – Vol. 1. Também ajudou a popularizar o samba em todo o país. Logo gravaria outros álbuns, com participações especiais. No ano da 4ª Festa Nacional do Chimarrão, 1994, a música principal foi a regravação de ‘Pro dia nascer feliz’’, de Cazuza, que levou a banda ao topo dos sucessos.

O grupo se revitalizou em 2022, lançando ‘O Mundo Canta Raça Negra’, com vários hits, trabalhos inéditos e com a participação da dupla Jorge e Mateus, dos cantores Dilsinho e Tierry e das atrações internacionais Anselmo Ralph e Joey Montana. Nos palcos, conduzido por Luiz Carlos, o grupo traz muita interação e nostalgia.

Curiosidades da 4ª Fenachim

• Janaína Lenz era rainha da 4ª Fenachim e Isabel Schmidt e Fabiana Kist as princesas.

• Os tradicionalistas João de Almeida Neto e Fátima Gimenez, Rui Biriva e Adair de Freitas, Wilson Paim, Délcio Tavares e Neto Fagundes foram as atrações regionais.

• Morte do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, foi anunciada pelo sistema de alto-falantes.

• No primeiro fim de semana, a organização calculou 30 mil visitantes.

• Também se apresentaram a dupla Zezé Di Camargo & Luciano e a banda Kid Abelha.

• O presidente da festa era o então vice-prefeito Celso Artus. O prefeito era Almedo Dettenborn.

• Raça Negra levou 9 mil ao Poliesportivo, segundo organização da época.

• O governador do Estado era Alceu de Deus Collares, que anunciou redução de ICMS como incentivo à permanência da Fumossul no município.

• O ingresso custava CR$ 1.000,00 (cruzeiros reais) e CR$ 15 mil a permanente.

• Durante a 4ª Fenachim, choveu a ponto de inundar a região baixa da cidade e derrubar parte do barranco atrás do salão que hoje abriga o Palácio das Soberanas.

• Durante 3º Simpósio de Erva-Mate, o ministro da Agricultura, Sinval Guazzeli, anunciou a criação de um centro de pesquisa da erva-mate em Venâncio Aires.

• A festa durou 15 dias, de 30 de abril a 15 de maio, e teve 150 mil visitantes, segundo a organização.

Show do Raça Negra

Data: sábado, dia 10 de maio

Horário: 22h

Ingressos para o Raça Negra

Venâncio Aires: Ótica Diniz e Trekosliros

Lajeado: Cacau Show Centro, Posto Fascina e Trekosliros

Estrela: Confeitaria Saborita

Santa Clara do Sul: Moda & Esportes

Teutônia: Posto da Dani

Encantado: Posto Dália

Bom Retiro do Sul: Cell Center

Santa Cruz do Sul: Ótica Diniz e Empório dos Orgânicos

On-line: minhaentrada.com.br

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido