
As coroas que serão usadas pelas novas soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) podem ser consideradas verdadeiras obras de arte. O desenho é assinado pelo diretor-geral da festividade e secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Sandro Kroth, enquanto a confecção ficou a cargo da designer Adriana Menezes, de Pelotas, reconhecida nacionalmente pela criação de coroas exclusivas para eventos em todo o Brasil.
Produzidas com o cuidado artesanal que marca o trabalho de Adriana, as coroas incorporam elementos que representam a identidade e os 40 anos da Fenachim: uma cuia, símbolo da festa, além de arabescos, folhas e ramos de erva-mate que adornam a peça. Mais de mil pedras de zircônia compõem o conjunto, simbolizando clareza, pureza, elegância e prosperidade.
Neste ano, cada uma das coroas contará ainda com um adereço especial em referência à Fenachim 40 anos. Para a designer, confeccionar as peças é mais do que um trabalho, é uma missão. “É sempre muito satisfatório, porque as coroas fazem o fechamento de todo um processo minucioso da escolha de soberanas”, afirma.
Adriana Menezes também foi responsável pela criação das coroas das 16ª e 17ª edições da festa, reforçando sua ligação com o evento que celebra o sabor, a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul. “As coroas da edição de 40 anos trazem um acréscimo na emoção. Ser responsável por um símbolo de grande visibilidade é sempre um desafio, que encaro como uma missão que precisa se superar a cada edição”, destaca.
A escolha das novas soberanas da Fenachim ocorre neste sábado, 8 de novembro, e a 18ª edição da festa será realizada de 30 de abril a 10 de maio de 2026, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.