
Venâncio Aires - A Folha do Mate e a Rádio Terra FM divulgam os perfis das 10 candidatas ao título de rainha e princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Assista o nono episódio do podcast ‘Em Busca da Coroa’. Ele pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube. (Clique aqui)

Conheça Taliana Beatriz da Silva
A candidata Taliana Beatriz da Silva, de 25 anos, representa no concurso de soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) as empresas RW Transportes, Maufran Equipamentos Agrícolas e Agroindustrial Elacy.
Ela é natural de Venâncio Aires, nasceu e cresceu no interior do município, na localidade de Linha Mangueirão. É filha dos agricultores Adair José da Silva e Elisandre Röhsler e irmã de Tainá Silva. No período escolar, estudou na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Adelina Isabela Konzen e, neste ano, conclui a graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atualmente, trabalha na empresa CTA Continental, no setor de exportações.
Taliana se define como uma pessoa ativa e determinada. “Não gosto de me acomodar. Trabalho, estudo e agora também participo do concurso. Tenho bastante compromissos, mas vejo tudo isso como uma oportunidade de crescimento pessoal”, destaca. Tali, como também é conhecida, é apaixonada pela natureza, pelos animais e por esportes.
O sonho de participar da Fenachim acompanha a candidata desde a infância. “Desde pequena, já sonhava em viver esse momento. Participei do meu primeiro concurso aos 8 anos, no Carnaval Infantil do Interior, e mais tarde fui rainha do Carnaval Adulto. Sempre admirei as soberanas e o brilho da festa quando ia até a Fenachim com a escola”, recorda.
“Esperei a vida toda para estar aqui. A Fenachim sempre esteve ligada à minha família, que é muito unida. Os concursos sempre fizeram parte dessa união.”
TALIANA BEATRIZ DA SILVA
Candidata a soberana da 18ª Fenachim
Entre as inspirações, cita a tia Veridiana Röhsler, rainha da 16ª Fenachim como referência. “Ela me inspira como pessoa, profissional e como soberana”, conta.
Para Taliana, a Fenachim é sinônimo de união e acolhimento. “As lembranças que tenho da festa são sempre de família e alegria. Lembro das vezes em que ia com a escola, via as soberanas e sentia o carinho do povo.”
Confira abaixo algumas respostas da candidata durante o quadro ‘Mate curto’, realizado na gravação do podcast ‘Em busca da coroa’:
O que te faz sentir orgulho em Venâncio Aires?
O acolhimento das pessoas
Fenachim é a festa que…
Reúne amigos
Ser soberana da Fenachim é…
É muita responsabilidade
O teu lugar favorito para tomar chimarrão…
Em frente à Igreja Matriz
8 de novembro de 2025 será…
Um dia muito especial