Principal evento de Venâncio Aires, a Fenachim é considerada estratégica para a divulgação do município e das suas potencialidades para desenvolver negócios e atrair visitantes. Além disso, o prefeito Jarbas da Rosa observa que a festa movimenta a economia da cidade, mexe com a autoestima e o orgulho do venâncio-airense através do seu produto símbolo: o chimarrão. “Esse clima de alegria e otimismo reflete em vários setores e desenvolve o município.”
Ele ressalta que, a exemplo das outras edições, a marca principal da festa é divulgar a erva-mate e consolidar Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão, já que outros municípios trabalham esse produto, mas apenas Venâncio Aires carrega esse importante título. “Além disso, é o momento onde nossas empresas apresentam suas potencialidades, nosso artesanato e agroindústrias ganham espaço de comercialização e a produção e cultura de Venâncio são evidenciadas”, enfatiza.
O chefe do Executivo salienta a expectativa para o evento, especialmente com a redução dos casos de Covid-19 e a flexibilização dos protocolos. “Acreditamos que será possível realizar uma festa com grande público”, comenta, ao destacar a aposta em uma programação diversificada, com shows, exposições, gastronomia e eventos técnicos capazes de atrair autoridades e visitantes de todo o estado.
“Apesar das dificuldades econômicas que ainda deixam alguns setores reticentes quanto à participação em feiras e eventos, acredito que, se pudermos contar com bom tempo durante nossa festa, teremos na Fenachim recorde de visitantes e em negócios”.
“Depois de três anos, temos a oportunidade de voltar a abrir nossa cidade para os visitantes, para o turismo de negócios e divulgar nossas potencialidades para a região e todo o estado do Rio Grande do Sul.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito
A Fenachim
A exemplo do que ocorreu nas duas últimas edições, a festa conta com uma instituição mantenedora própria: a Associação Fenachim (Afenachim), presidida por Elmar Becker. A criação da entidade promoveu maior profissionalização e envolvimento do setor privado com o evento.
*Texto publicado originalmente na revista ‘Descubra Venâncio – Especial Fenachim’.
LEIA MAIS: