Milton Lauer: “vamos tentar receber e acolher todo mundo” (Foto: Luana Weschenfelder)
Milton Lauer: “vamos tentar receber e acolher todo mundo” (Foto: Luana Weschenfelder)

Venâncio Aires - Uma edição que celebra, sobretudo, a história da maior festa de Venâncio Aires e que evidencia a bebida que está presente na rotina de todos os gaúchos. Com essa responsabilidade, a organização da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) – que celebra as quatro décadas do evento – chega aos últimos meses de preparativos. A partir desta terça-feira, 20, faltarão exatos 100 dias.

“O frio na barriga já vem lá do início, quando o meu nome apareceu na lista como candidato para a vaga. Então ele ainda está aí. Claro, o compromisso é grande”, disse o presidente da Fenachim, Milton Lauer, em entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM, de ontem, 19.

Espaços ocupados para a Fenachim 40 Anos

Lauer trabalha junto às comissões para dar andamento à organização do evento. Segundo ele, a área externa, dedicada à exposição de grandes máquinas e equipamentos, está toda ocupada. Já no pavilhão para agroindústrias ainda restam vagas, com 90% dos espaços reservados. Na praça de alimentação, cujos pontos foram abertos para comercialização no dia 15 de janeiro, já foi negociada metade da ocupação total. “Foi praticamente 50% logo na largada”, contou.

No entanto, o objetivo é não deixar ninguém de fora. “A gente vai dar um jeito de acomodar todo mundo. A ideia é não dizer que não tem mais espaço. Vamos redirecionar, adaptar, vamos tentar receber e acolher todo mundo”, afirmou. Para isso, toda a estrutura do Parque Municipal do Chimarrão deverá ser utilizada.

Ingressos gratuitos

A exemplo de outras edições, a Fenachim 40 Anos deve oferecer gratuidade de entrada em dias e horários específicos. Não há, ainda, uma definição sobre como esta possibilidade será oferecida. De acordo com Lauer, o objetivo é movimentar o parque, por isso é importante que a entrada seja acessível para todos. “A nossa ideia é ninguém deixar de vir na Fenachim por esse motivo [valor do ingresso]”, disse.

Em 2025, por exemplo, a entrada foi gratuita em duas oportunidades, no dia 1º de maio, feriado, primeiro dia de festa, e no dia 11, último dia da programação. Em ambos os casos, o acesso livre ficou garantido a todos que entraram no Parque do Chimarrão até as 15h.

“A gente precisa de capital para fazer esta edição ser uma festa vibrante, que acolha todo mundo, mas também tem que levar em consideração que ela precisa ser acessível a todos.”

MILTON LAUER – Presidente da Fenachim 40 Anos

Programação da Fenachim 40 Anos

Com os shows nacionais já divulgados (ver abaixo) e previstos para os dias 30 de abril, 2 e 9 de maio, o detalhamento da programação deve ser anunciado pela organização nas próximas semanas. Segundo ele, um dos objetivos é oferecer shows no Lonão, com estilo semelhante ao que foi apresentado no Ginásio Poliesportivo, no mesmo dia, para manter o público por mais tempo no Parque.

“A gente está fazendo o possível para movimentar todos os dias, não só o sábado e o domingo, e trazer shows para isso. Claro que, como eu digo, tem a turma do show, que ‘acelera’, e o financeiro, que ‘freia’. A gente tem que respeitar hoje o que a gente tem em mãos”, brincou. A festa ocorre de 30 de abril a 3 de maio e de 6 a 10 de maio.

Shows nacionais

  • 30 de abril, quinta-feira, véspera de feriado: César Menotti & Fabiano
  • 2 de maio, sábado: Hungria e DJ Petroski
  • 9 de maio, sábado: Menos é Mais
  • Os ingressos podem ser adquiridos online pelo site minhaentrada.com.br ou nos pontos de venda físicos. Em Venâncio Aires, o comércio é na loja Trekosliros
Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.