
Venâncio Aires - A Folha do Mate e a Rádio Terra FM iniciram na segunda-feira, 20, a divulgação dos perfis das 10 candidatas ao título de rainha e princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Assista o sexto episódio do podcast ‘Em Busca da Coroa’. Ele pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube. (Clique aqui).

Conheça Maiéle Aline dos Santos
Maiéle Aline dos Santos, 29 anos, participa do concurso de soberanas da Fenachim 40 anos representando as empresas Madrugada Alimentos, Fafuxa Personalizados e Consultório Sandra Lazzari – Odontologia Especializada. Ela é filha de Marisa da Silva dos Santos e José Jandir Soares dos Santos.
Natural de Venâncio Aires, Maiéle sempre viveu no bairro Coronel Brito. Cursou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, onde se formou aos 17 anos. Após concluir os estudos, surgiu o desejo de atuar na área da saúde.
Atualmente, é acadêmica do 6º semestre do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. “Faço uma ponte entre a capital e Venâncio Aires. Lá realizo meus estudos, mas sempre tem um lugar pra voltar, que é a minha casa, no bairro Coronel Brito”, destaca.
Antes de ingressar na Medicina, Maiéle trabalhou por alguns anos como costureira, profissão que iniciou aos 16 anos. Também chegou a cursar Enfermagem, mas trancou a graduação para se dedicar aos cursinhos preparatórios e alcançar o sonho de estudar para passar em Medicina, o que se concretizou em 2023.
Para ela, a Fenachim representa cultura, acolhimento e raízes. Entre os momentos mais marcantes dos 40 anos de festa, destaca a figura da princesa Fernanda Landim, em 2010. “Senti-me representada por ela, até mesmo pelo tom de pele. Também me inspiro muito no trabalho que realizou.”
“Sempre tive vontade de concorrer e neste ano me senti pronta. Tenho conhecimento e vivências para entregar. Estou disposta a viver este sonho.”
MAIÉLE ALINE DOS SANTOS
Candidata a soberana da 18ª Fenachim
Maiéle se define como uma pessoa comunicativa e empática. “Sou falante, gosto de brincar, rir bastante, sou alegre e tenho empatia, gosto de me colocar no lugar do outro.” Para a noite da escolha, no dia 8 de novembro, diz estar ansiosa e com expectativa alta. “Quero mostrar minha real essência para os jurados e para todos.”
Confira abaixo algumas respostas da candidata durante o quadro ‘Mate curto’, realizado na gravação do podcast ‘Em busca da coroa:
O que te faz sentir orgulho em Venâncio Aires?
A força da comunidade
Fenachim é a festa que…
Tem raízes
Ser soberana da Fenachim é…
Poder representar as pessoas de Venâncio
O teu lugar favorito para tomar chimarrão…
Em casa, com a família
8 de novembro de 2025 será…
Incrível