Fora do concurso, Mariana se define como uma pessoa ativa (Foto: Luana Weschenfelder/ Folha do Mate)
Fora do concurso, Mariana se define como uma pessoa ativa (Foto: Luana Weschenfelder/ Folha do Mate)

Venâncio Aires - A Folha do Mate e a Rádio Terra FM divulgam os perfis das 10 candidatas ao título de rainha e princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Assista o sétimo episódio do podcast ‘Em Busca da Coroa’. Ele pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube (Clique aqui).

Conheça Mariana Eugênio

A candidata Mariana Eugênio, de 20 anos, reside no bairro São Francisco Xavier. No concurso de soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), ela representa as empresas Transportadora Augusta Internacional e Andriele Bergmann Estúdio de Beleza. É filha de Maribela Ines Ullmann Eugênio e Délcio Antônio Eugênio.

Durante a trajetória escolar, estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig e concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ). Após, iniciou o curso de Pedagogia pela Uninter e, atualmente, atua como professora no Centro Educacional Educare.“Desde pequena eu tinha o sonho de ser professora. Colocava minhas bonecas sentadinhas e dava aulas para elas”, relembra.

Fora do concurso, Mariana se define como uma pessoa ativa, que gosta de trabalhar, praticar crossfit e se exercitar, mas também aprecia momentos em família, especialmente os churrascos no interior, com familiares, e atividades no fim de semana com os amigos.

O sonho de participar da Fenachim vem da infância. Seu pai, representante de vendas, participava da festa, e ela sempre observava as rainhas e princesas, encantada com o glamour e a representatividade das soberanas. Agora, sente-se pronta para viver essa experiência.

Mariana é a segunda candidata mais jovem do concurso e encara o momento como uma oportunidade de novos desafios. Para ela, a Fenachim representa família, união e hospitalidade, já que o evento atrai visitantes de diferentes lugares.

“O coração está a mil para a grande noite. Estou feliz em estar nessa caminhada e tenho muitos preparativos.”

MARIANA EUGÊNIO

Candidata a soberana da 18ª Fenachim


Uma curiosidade compartilhada pela candidata é que o primeiro chimarrão preparado por ela foi aos 9 anos, durante uma atividade com Pedro Schwengber, o Pedrão, (já falecido), da Escola do Chimarrão, quando recebeu o certificado de reconhecimento.

Confira abaixo algumas respostas da candidata durante o quadro ‘Mate curto’, realizado na gravação do podcast ‘Em busca da coroa’:

O que te faz sentir orgulho em Venâncio Aires?
A nossa Festa do Chimarrão
Fenachim é a festa que…
Traz felicidade e união
Ser soberana da Fenachim é…
Muitos desafios
O teu lugar favorito para tomar chimarrão…
O pátio da Igreja Matriz
8 de novembro de 2025 será…
A grande final


Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos