“Olhou nos nossos olhos. Tem intenção de estar na nossa festa”, diz Veridiana sobre a vinda do presidente

-

O sentimento do trio de soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) – rainha Veridiana Röhsler e princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl – é de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai marcar presença no maior evento de Venâncio Aires. Elas acreditam que a agenda em Santa Rosa, no dia 7 de maio, pode facilitar a vinda de Bolsonaro. Além disso, deixaram o Palácio do Planalto muito confiantes, haja vista a forma como foram recebidas. “O presidente interagiu com a gente e olhou nos nosso olhos. Tem intenção de estar na nossa festa”, afirmou a rainha Veridiana. Elas conversaram com a Folha do Mate e contaram como foi o bate-papo em Brasília e a emoção de terem sido recebidas no Gabinete da Presidência da República. Confira a seguir.

Fala, soberana!

• “Chegamos em Brasília sem agenda definida. Tínhamos a expectativa de encontrar o presidente, mas não havia nada certo. Buscamos intermediação do deputado federal Onyx Lorenzoni e ele conseguiu uma agenda para as 14h. Chegamos um pouco antes no Palácio do Planalto e ficamos aguardando. Os trajes chamavam muito a atenção, todos queriam saber de onde éramos e pediam para tirar fotos. Somos sempre simpáticas com as pessoas e foram gostando da gente, o que contribuiu para que o clima fosse ficando mais descontraído. No fim, tivemos acesso ao Gabinete da Presidência e entregamos o convite a ele (Bolsonaro). Foi um momento bem divertido. Não tivemos a preocupação de tomar cuidados com formalidades. Foi tudo muito leve. Já entramos no gabinete brincando, não foi nada protocolar. Mas mantivemos nossa intenção de fazer uma fala muito firme, potente, de que estávamos ali como mulheres representantes da comunidade venâncio-airense e que gostaríamos da presença dele na nossa festa. Nunca um presidente visitou a Fenachim, e a intenção é de que ele esteja conosco. O presidente interagiu conosco, olhou nos nossos olhos e saímos do Palácio do Planalto com a impressão de que ele tem intenção de estar na nossa festa. A possibilidade realmente existe. Estamos com uma expectativa muito boa. Saímos aqui de Brasília com o coração cheio de alegria e com o sentimento de dever cumprido. Conseguimos fazer muito mais do que imaginávamos. Que o povo de Venâncio Aires nos espere para que façamos uma grande Fenachim”.

Veridiana Röhsler – Rainha da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim)

• “Acho que a gente conseguiu conquistar várias pessoas, agindo com carinho e simpatia. Fomos fazendo amizade com todas as pessoas até chegarmos ao presidente Jair Bolsonaro. Perguntavam sobre a nossa festa, sobre o chimarrão e também sobre os nossos costumes. As portas foram se abrindo de forma muito natural. A gente também destacou, como sempre, que não somos apenas soberanas, mas que temos uma vida além disso, que carregamos conhecimento sobre a nossa profissão , nossa cidade e outros vários temas. O presidente estava à vontade, falou desde assuntos relacionados à gestão até pautas políticas. Foi um papo bem amplo e muito tranquilo. O deputado federal Giovani Cherini nos levou ao plenário da Câmara, onde ele fez pronunciamento transmitido ao vivo e citou Venâncio Aires e a Fenachim, além da importância de valorizar a cultura tradicionalista e o nosso chimarrão. Também fomos ao Senado, onde quem nos encaminhou foi o senador Lasier Martins, que também fez citação a respeito do município e da festa durante a sessão”.

Alexandra Keller – Princesa da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim)

• “O contato com o presidente foi bem bacana. Nos sentimos à vontade e conseguimos conversar com ele por um bom tempo. Tivemos oportunidade de falar bastante da nossa festa, foram cerca de 15 a 20 minutos de bate-papo. Falamos do nosso município, das nossas riquezas e da nossa cultura. Pra nós, foi muito especial, porque o presidente é uma figura muito importante, é o representante do nosso país. É um momento que vai ficar marcado na 16ª Fenachim e que nós estávamos esperando muito. A gente seguiu a energia do momento. Foi espontâneo e de coração, pois levamos a nossa essência e a história de Venâncio Aires e da Fenachim para o encontro. Foi maravilhoso, uma experiência única pra nós. O pessoal logo nos identificou como gaúchas. Nos locais que a gente ia, logo diziam: ‘Só podem ser do Sul’. Era engraçado e se tornava uma maneira mais fácil de acessar as pessoas. O chimarrão é convidativo em todos os lugares”.

Lavínia Giehl – Princesa da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim)



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido