
Venâncio Aires - A Folha do Mate e a Rádio Terra FM divulgam os perfis das 10 candidatas ao título de rainha e princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Assista o último episódio do podcast ‘Em Busca da Coroa’. Ele pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube. (Clique aqui)

Conheça Vanessa Gabriela Krammes
A candidata Vanessa Gabriela Krammes, de 28 anos, representa as empresas Mercado do Caio, Tati e Pati Centro de Beleza e LK Quatro Rodas Reparação Automotiva no concurso de soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Vanessa mora em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, com os pais Robério Adolfo Krammes e Fabiane da Silva Krammes. É a filha mais velha do casal e irmã de Rodrigo e Rafael.
Durante a trajetória escolar, estudou na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Frida Reckziegel e EEEM Cônego Albino Juchem. Na área profissional, atua com residência jurídica no Ministério Público em Lajeado e se dedica aos estudos para concursos públicos. Uma das conquistas profissionais também foi a aprovação do Mestrado em Políticas Públicas. “Sou uma pessoa de muitos sonhos e sonho grande. Um deles é alcançar a nomeação em um cargo público. A aprovação já veio, mas ainda falta a nomeação. Tenho o desejo de seguir carreira como procuradora jurídica”, conta.
Vanessa relembra que o interesse em participar do concursos vem de longa data. Em 2013, participou do Garota Terra e, desde então, o desejo de representar Venâncio Aires ficou guardado. “Hoje me sinto mais madura, com novas ideias e mais responsabilidade. É agora ou nunca”, afirma.
A candidata também destaca que a escolha pelo curso de Direito nasceu ainda no Ensino Médio, quando participou da Escola de Líderes e teve contato com juízes e promotores. A experiência reforçou a vocação e despertou o interesse para a área jurídica.
“A Fenachim significa patrimônio cultural, além de cultura, tradição e identidade do povo.”
VANESSA GABRIELA KRAMMES
Candidata a soberana da 18ª Fenachim
Fora do universo do concurso, Vanessa se considera uma pessoa reservada, mas destaca que participar da Fenachim tem sido uma grande oportunidade. “Sempre fui mais retraída, e essa vivência está me ajudando a evoluir na comunicação”, completa.
Confira abaixo algumas respostas da candidata durante o quadro ‘Mate curto’, realizado na gravação do podcast ‘Em busca da coroa’:
O que te faz sentir orgulho em Venâncio Aires?
A hospitalidade das pessoas
Fenachim é a festa que…
Preserva todo o patrimônio cultural
Ser soberana da Fenachim é…
Ser hospitaleira
O teu lugar favorito para tomar chimarrão…
Minha casa
8 de novembro de 2025 será…
O grande dia