Artesanato estava no ginásio de exposições do parque (Foto: Divulgação)
Artesanato estava no ginásio de exposições do parque (Foto: Divulgação)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - O Festival de Balonismo, realizado de 19 a 23 de novembro no Parque do Chimarrão, não foi marcado apenas pelos voos coloridos que enfeitaram o céu de Venâncio Aires. Em terra firme, dois espaços chamaram atenção pelo intenso movimento: o Pavilhão Agropecuário e o Ginásio de Exposições, que reuniram artesãos e agroindústrias familiares da região.

Com espaços totalmente gratuitos para os expositores, os ambientes se consolidaram como vitrines importantes para quem vive do trabalho manual e da produção familiar. No setor do artesanato, 43 expositores integraram a mostra, sendo 31 do Programa Municipal do Artesanato e 12 da Associação de Artesãos de Venâncio Aires (Arteva). O público prestigiou e levou para casa 769 produtos, somando R$ 18.472,70 em vendas.

As agroindústrias familiares também tiveram grande destaque. Os 17 expositores que participaram do Festival alcançaram juntos aproximadamente R$ 40 mil em comercialização, ampliando a renda e a visibilidade das pequenas produções locais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann. Os números demonstram o potencial do evento como impulsionador da economia criativa e rural, fortalecendo quem empreende e contribuindo para manter vivas as tradições e os sabores da região. “Com esses números, comprovamos mais uma vez a força do turismo de eventos em Venâncio Aires. Cada visitante que chega movimenta a economia local, gera renda para as famílias e fortalece quem produz aqui.

O Balonismo já se consolida como um dos grandes motores para promover nossos talentos, valorizar a produção artesanal e impulsionar o desenvolvimento econômico do município”, ressalta.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)