
Venâncio Aires - Além da beleza dos balões, da variedade de shows e de produtos, a Feira da Agroindústria também chama atenção pela diversidade e pelo sabor. De bebidas a flores, bolachas a conservas, queijos e embutidos, as opções são inúmeras. Dona Marilene Coutinho Mees, por exemplo, se orgulha de comercializar conservas e geleias que não levam qualquer tipo de conservante. E são todos produtos que ela e o esposo Sérgio cultivam na propriedade de 4 hectares, a cerca de 2 quilômetros do centro de Vila Palanque, em direção a Palanque Pequeno, interior de Venâncio Aires.
Os papéis na agroindústria Conservas Coutinho são definidos. Sérgio planta e Dona Marilene colhe e prepara os produtos. O casal também administra a Chácara Coutinho, que integra a Rota do Chimarrão. Quem visitar o 6º Festival de Balonismo neste fim de semana, poderá levar uma sacolada de produtos coloniais, como conservas de milhos, beterrabas, pepinos, cenoura, vagens a rabanetes. As novidades, segundo ela, são as conservas de pepinos e rabanetes agridoces e abobrinhas com especiarias.

Dona Marilene comercializa conservas, doces em compotas e geleias (Foto: Caco Villanova)
Entre os doces de compotas, Dona Marilene destaca figo, abóbora, pêssego, ameixa, chuchu, goiaba e laranja. E ainda lista a geleias de amora, framboeza, pêssego, jaboticaba, todas com a polpa das frutas e preparadas somente com açúcar. Mais as geleias de abacaxi, morango e maracujá com pimenta, pasta de alho e a caponata de berinjela com pimentão, cebola e azeite de oliva.
O 6º Festival de Balonismo, promoção do Grupo Folha do Mate, ocorre no Parque Municipal do Chimarrão, com entrada gratuita de muitas atrações.