
Além da programação diversificada, o Festival do Balonismo contará com a presença de expositores de variados segmentos, buscando contemplar todos os gostos e tornar o evento ainda mais especial.
A Feira Comercial, localizada no Ginásio de Exposições, na entrada do Parque do Chimarrão, reunirá aproximadamente 40 empreendimentos. Participam expositores de Venâncio Aires — fortalecendo o comércio local —, mas também de vários municípios do Rio Grande do Sul e outros estados, que observam no festival um potencial de agregar nas vendas. Os setores incluem imobiliárias, vestuário, semijoias, brinquedos, colchões, cosméticos, entre outros.
“Tivemos uma adesão de empresas superior à da última edição. Isso mostra a relevância que o festival está ganhando”, destaca o diretor Comercial do Grupo Folha do Mate, Daniel Heck. Ele detalha novidades para esta edição: o ginásio de exposições terá decoração especial e painel de LED, além de uma parceria firmada com a Urso Mania, com máquinas de captura de ursinhos de pelúcia, atraindo crianças e famílias para o espaço.
Artesanato
O artesanato estará em evidência, com 43 expositores confirmados, sendo 31 do Programa Municipal do Artesanato e 12 da Associação dos Artesãos de Venâncio Aires (Arteva), no ginásio de exposições.
Serão apresentados diversos itens, entre trabalhos com resina e madeira, chaveiros, toalhas, bolsas e almofadas, decoração de Natal, crochê, tapetes, enfeites de chimarrão e biscuit, inclusive em formato de balão, fazendo referência ao evento.
Agricultura familiar
A agricultura familiar também terá espaço para divulgação e comercialização de produtos. A exposição ocorrerá no Pavilhão da Agricultura Familiar, localizado na parte baixa do Parque do Chimarrão, e conta com 17 empreendimentos confirmados.
Entre agroindústrias, estarão presentes a Casa do Mel Schwendler, Embutidos Genésio Hammes, Bolachas Tia Leci, Sucos Família Frozza, Agroindústria Schubert e Henn, Agroindústria Massas Donana, Conservas Cecília, Estrela Lact, Queijaria Dorf, Embutidos Tangerinas, Cachaçaria Possamai, Conservas Coutinho e Embutidos Ferreira. Já entre floriculturas e viveiros, participam a Chácara Recanto, Jardim das Suculentas, A&E Rosas do Deserto e Nano Ateliê.
“Será um momento muito especial para nossas agroindústrias, no qual elas podem divulgar seu trabalho. O festival atrai muitos visitantes, e o evento é financeiramente muito interessante aos empreendedores”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Venâncio, Ricardo Landim.