
Venâncio Aires - Para além dos voos contemplativos e do encantamento de quem assiste às apresentações, o Festival de Balonismo tem caráter competitivo para os pilotos que estarão em Venâncio Aires nesta semana. As disputas iniciam no sábado pela manhã e terminam no domingo à tarde. Estão programados quatro voos competitivos: tanto no sábado quanto no domingo, entre os turnos da manhã e tarde.
Durante os voos, serão realizadas provas virtuais e físicas. Na prova física, um alvo em formato de ‘x’ é posicionado no solo. Os pilotos devem se aproximar e lançar sua marca – um saco com aproximadamente 80 gramas, o mais próximo possível do centro. O piloto que jogar a marca mais perto do alvo ganha a prova.
Nas provas virtuais, os pilotos recebem coordenadas geográficas e devem voar o mais próximo possível delas. A avaliação é feita via GPS, analisando a rota do voo para identificar a proximidade da coordenada fornecida.
Cada prova vale 1.000 pontos. A organização prevê a realização de tarefas que somam de 4.000 a 5.000 pontos pela manhã e de 2.000 a 3.000 pontos à tarde.
Conforme o diretor técnico de provas da Federação Gaúcha de Balonismo (FGB), Lasier França, a premiação para os melhores colocados será em dinheiro e troféus. “Teremos muita gente boa voando em Venâncio durante o festival. São provas bem legais e estamos bem confiantes que o tempo vai ajudar”, afirma.
13
pilotos estarão no Festival de Balonismo de 2026. São nove pilotos gaúchos – dos quais sete são de de Torres, cidade que tem o título de Capital do Balonismo –, dois de São Paulo, um de Santa Catarina e um do Paraná.