
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Para além dos voos para encantar o público, o Festival de Balonismo tem caráter competitivo para os 13 pilotos que estão em Venâncio. As disputas iniciam no sábado pela manhã e terminam no domingo à tarde.
Durante os voos, serão realizadas provas virtuais e físicas. Na prova física, um alvo em formato de ‘x’ é posicionado no solo. Os pilotos devem se aproximar e lançar sua marca – um saco com aproximadamente 80 gramas, o mais próximo possível do centro. O piloto que jogar a marca mais perto do alvo ganha a prova.
Nas provas virtuais, os pilotos recebem coordenadas geográficas e devem voar o mais próximo possível delas. A avaliação é feita via GPS, analisando a rota do voo para identificar a proximidade da coordenada fornecida. “Vamos aguardar os bons ventos para que possamos fazer mais um espetáculo com nossos balões”, destaca o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo (FGB), Rogério Daitx.
Cada prova vale mil pontos e, ao final do evento, vence quem somar mais pontos. Conforme o diretor técnico de provas da FGB, Lasier França, a premiação para os melhores colocados será em dinheiro e troféus e deve ocorrer na noite de domingo, 23. “A expectativa é a melhor para este sábado e domingo.” França diz que a projeção é de quatro a cinco provas na manhã de sábado.
O estreante
Vem de Sombrio, município de Santa Catarina, o piloto Thiago Marques, estreante no Festival de Balonismo de Venâncio Aires. Convidado por Sérgio Jung, da Jung Balonismo, ele rapidamente ‘comprou a ideia’ e confirmou presença na Capital do Chimarrão. “Meu pai foi o primeiro construtor de balão brasileiro e piloto do Balão Mágico. A nossa família traz essa tradição”, ressalta Marques.
Além de pilotar, ele também está envolvido na fabricação e na produção de balões de ar quente. Segundo ele, no pouco tempo em que está em Venâncio, já notou uma cidade muito organizada e limpa. “A gente vê a galera buzinando no caminho. É legal receber essa energia e ser bem recebido”, comenta.
Os 13 pilotos participantes
- Paulo César Farias (Torres/RS)
- Ricardo Lima (Torres/RS)
- Giovani Pompermaier (Torres/RS)
- Rodrigo Zapper (Santa Maria/RS)
- Bruno Constante (Torres/RS)
- Renan Borba (Torres/RS)
- Mauro Chemin (Campo Largo/PR)
- Luis Paulo de Assis (São Paulo/SP)
- Amarildo Tozzi (Ibitinga/SP)
- Fernando da Silva (Torres/RS)
- Sérgio Luis Jung (Venâncio Aires/RS)
- Rogério Pereira Daitx (Torres/RS)
- Thiago Marques (Sombrio/SC)