Antes do Festival de Balonismo de Venâncio Aires, Lima voava apenas com passageiros (Foto: Arquivo pessoal)
Antes do Festival de Balonismo de Venâncio Aires, Lima voava apenas com passageiros (Foto: Arquivo pessoal)

Venâncio Aires - Ricardo Lima é um dos 13 pilotos que estará no 6º Festival de Balonismo de Venâncio Aires. Ele retorna para mais uma edição evento, com um vínculo que vai além da disputa. Foi no céu da Capital do Chimarrão que o piloto de Torres viveu um dos momentos mais marcantes da carreira — o primeiro título, em 2018, quando subiu ao lugar mais alto do pódio de um festival que transformou sua relação com o esporte.

“Participo desde a primeira edição do Festival de Venâncio, o qual tive a honra de ajudar nas primeiras edições junto ao meu amigo, o piloto venâncio-airense Sérgio Jung. Esse evento é muito especial para mim, foi meu primeiro título como piloto”, relembra.

No ano seguinte, 2019, Lima reforçou ainda mais seu vínculo com o município ao vencer uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Balonismo, realizada junto ao festival em Venâncio Aires. O resultado ajudou a consolidar seu nome entre os principais competidores do Estado e abriu novas portas na carreira.

Já em 2024, o piloto voltou a subir ao lugar mais alto do pódio do festival local, conquistando o bicampeonato. “Representou muito para mim devido à complexidade das provas e também pelos pilotos que estavam competindo comigo.”

CONQUISTAS PELO ESTADO

Lima é bicampeão do festival da Capital do Chimarrão (Foto: Letícia Wacholz/Arquivo FM)

Antes de conquistar Venâncio, Ricardo vivia o balonismo sob outro ponto de vista. Até então, dedicava-se aos voos turísticos, sem pretensão de competir. “O festival de Venâncio me revelou como piloto de competição, o que eu não era antes, pois voava apenas com passageiros. Após vencer em 2018, comecei a me dedicar mais ao esporte, voando de forma mais competitiva e me aperfeiçoando na prática”, conta.

O título de sete anos atrás foi o primeiro de uma série de conquistas que se espalharam pelo estado. Ricardo venceu festivais em Torres, Bento Gonçalves, Santa Maria, Cambará do Sul e, no mês passado, garantiu o primeiro lugar em Vacaria. Agora, retorna a Venâncio Aires determinado a repetir o feito. “Estou indo preparado, focado em ganhar mais uma vez esse evento que me elevou no ramo competitivo. Todos os pilotos são de ponta, inclusive meu sócio Giovani Pompermaier, atual vice-campeão brasileiro. Mas vamos confiantes. Se o Papai do Céu nos der dias lindos e ventos calmos, o resto a gente faz com maestria.”

​Da curiosidade à consolidação no ar

A ligação de Ricardo Lima com o balonismo começou em 2010, quando foi convidado por um amigo a integrar uma equipe. “Fiquei até 2012 fazendo equipe, viajando para festivais e conhecendo de perto esse mundo fascinante.”

No mesmo ano, criou a Airsul Publicidade e Balonismo, empresa que uniu sua paixão pelo voo ao trabalho. Em 2016, com a fusão da Airsul e da Revoada Balonismo, nasceu a Trip Balonismo Aventura, focada em voos turísticos.

“Hoje temos uma marca consolidada, uma empresa sólida e uma excelente estrutura que nos dá condições de atender quatro cidades — Torres, Praia Grande, Bento Gonçalves e Cambará do Sul — levando a alegria dos nossos voos aos turistas que visitam essas regiões.”

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.