Jarbas Daniel da Rosa é o prefeito de Venâncio Aires. Foi eleito em 2020 e reeleito nas eleições municipais de 2024 para a gestão 2025/28. Médico de formação, Jarbas nasceu no dia 2 de junho de 1975, em Venâncio Aires.
Estudou nas escolas Tenente Coutinho, de Linha Mangueirão, Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, e Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Venâncio Aires. Formou-se em Medicina pela UFRGS, em 2001, e fez especialização em Medicina da Família.
Até os 20 anos, auxiliava o pai na propriedade da família, em Linha Mangueirão, no cultivo do tabaco. Fez cursinho preparatório até passar na universidade pública.
Só foi se filiar a uma legenda em 2011, no Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde permanece até hoje. O convite foi feito pelo ex-prefeito e também médico Airton Artus (PDT). Em 2012, na primeira eleição para a Câmara, foi o candidato mais votado, com 2.055 votos. Em 2016, concorreu a prefeito pela primeira vez, mas não venceu o pleito. Em 2020 disputou a terceira eleição, a segunda à majoritária, tendo Izaura Landim (MDB) como candidata a vice. Em 2024, a dobradinha se repete e é reeleita.
Jarbas já exerceu função no Conselho Municipal de Saúde e foi médico contratado da Prefeitura de Venâncio Aires por seis meses, em 2001, até ser aprovado em concurso público e entrar para o quadro de servidores efetivos. Desde então, está lotado no posto de saúde do Caic, no bairro Coronel Brito, onde é médico da família.
Já trabalhou como médico contratado na Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul e no Hospital de Caridade Sant’Ana, na mesma cidade. Integra a Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) e, além do posto de saúde, atende em clínica particular e é médico sócio e plantonista no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), onde já foi diretor técnico. É membro da Associação Esportiva e Recreativa de Linha Mangueirão.
Já presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e já integrou as diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco).
