Lavouras de tabaco de Venâncio Aires, principalmente da região serrana, foram danificadas com a chuva de granizo registrada no começo da tarde de terça-feira, 10. Até as 11h desta quarta-feira, 11, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já tinha recebido 117 comunicados perdas em lavouras da microrregião de Venâncio Aires. No Rio Grande do Sul, segundo a entidade, 1.046 chamados foram contabilizados até a manhã desta quarta-feira.
Conforme o coordenador do departamento técnico da Afubra, André Fagundes, lavouras das localidades de Linha Cipó, Linha Cachoeira e Linha Julieta, interior de Venâncio, foram os mais atingidas. Segundo ele, o trabalho em campo já iniciou na manhã desta quarta-feira, 11. Moradora de Linha Julieta, Cleonise Goettems estima uma perda de 10 mil pés de tabaco. “Pelo menos umas duas fornadas renderia. Não sobrou uma folha inteira”, lamenta a agricultora. A família estava na reta final da colheita do tabaco.
Na segunda-feira, 9, a região tinha registrado em torno de 20 milímetros de chuva. Com o volume de terça, o acumulado na região ultrapassou os 100 milímetros.
Chamados em função do granizo no RS:
Microrregião Santa Cruz do Sul – 214
Microrregião Venâncio Aires –117
Microrregião Candelária – 08
Microrregião Sobradinho – 125
Microrregião Canguçu – 229
Microrregião Camaquã – 351
Microrregião São Lourenço do Sul – 1
Microrregião Jaguari – 1
Total – 1.046
*Matéria atualizada às 11h20 de 11 de janeiro de 2023.