Os delegados Paulo César Schirrmann e Vinícius Lourenço de Assunção assinaram, nesta quinta-feira, 21, a portaria que trata do funcionamento, em caráter excepcional, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires, de forma limitada, em virtude da falta de efetivo.
O documento diz que a partir desta sexta-feira, 22, o plantão não funcionará nos finais de semana, até que um novo policial seja designado para compor o número mínimo necessário para o funcionamento da DPPA.
Atualmente há apenas três agentes, sendo necessário, no mínimo, mais um plantonista para fechar a escala. O correto seria a lotação de, no mínimo, oito policiais, para que as escalas fossem cumpridas por dois policiais, como acontece em Santa Cruz, por exemplo, onde há 16 agentes na DPPA e dois delegados.
Neste período, diz a portaria, a DPPA funcionará das 8h de segunda-feira até as 18h de sexta-feira, inclusive nos feriados. Nas sextas-feiras, o atendimento será interrompido às 18h e só será retomado às 8h de segunda-feira.
Em caso de crimes graves neste período, como homicídios, por exemplo, dois agentes da Delegacia de Polícia, que estarão de sobreaviso, farão o local de crime. No entanto, os flagrantes, quando existirem, ficarão a cargo da Brigada Militar, que terá que encaminhar as partes até a DPPA de Santa Cruz do Sul.
A portaria será encaminhada ao comando da Brigada Militar, e à direção da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.