Águas do rio Taquari alcançam a ERS-130 e interditam acesso à localidades no interior de Vila Mariante

-

Na Serra Gaúcha, em cidades onde se localizam as nascentes da bacia Taquari-Antas, foram registrados mais de 200 milímetros no fim de semana, o que, novamente, colocou o Vale do Taquari em atenção. Por conta disso, a ERS-130, na tarde desta segunda-feira, 17, teve o acesso bloqueado para veículos leves, em decorrência da invasão das águas, para Vila Mariante, Linha Chafariz, Linha Itaipava das Flores e Santa Mônica, interior de Venâncio Aires. Em atualização realizada às 15h45min pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o rio Taquari estava em 23,72 metros no porto de Estrela, com elevação de 19 centímetros na última hora. Em Vila Mariante, às 14h, o Taquari estava com 13,88 metros na régua.

Conforme atualização da Defesa Civil de Venâncio Aires, na noite de domingo, foi realizada a retirada de cinco famílias das localidades de Linha Chafariz e Itaipava das Flores. As famílias foram levadas ao ginásio de Linha Mangueirão. “A grande preocupação é com uma chuva de 100 milímetros entre a noite de segunda e terça-feira. Trabalhamos com a cota de 26 metros [porto de Estrela], mas, caso não volte a chover, acreditamos que é possível não alcançar tal nível”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

Na tarde de segunda-feira, 17, 41 pessoas estavam abrigadas no ginásio de esportes de Linha Mangueirão.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido