Airton Artus propõe debate estadual sobre o potencial da proteína animal

-

Bandeira levantada quando foi prefeito de Venâncio Aires, a proteína animal foi o tema escolhido pelo deputado estadual Airton Artus (PDT) em seu primeiro discurso no plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. A manifestação no Grande Expediente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 8.
O parlamentar abordou a importância social e econômica da proteína animal e também os benefícios para a saúde do consumo de carnes, ovos e leite, entre outros produtos e subprodutos.

Artus disse que, algumas horas antes de ocupar o Grande Expediente, o tema também foi abordado com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. A ideia de Artus é ampliar para todo o Rio Grande do Sul o debate sobre a relevância da proteína animal e, desta forma, fomentar a agricultura, o trabalho das cooperativas, os frigoríficos e, consequentemente, impulsionar a comercialização e exportação. “Vamos iniciar um trabalho em conjunto, Assembleia e Governo do Estado, não só com incentivo à produção, mas também à exportação”, adiantou. Médico, Artus salientou os benefícios do consumo de proteína animal para a saúde e trouxe dados para sustentar a importância da prevenção de doenças. Segundo ele, estudos apontam que, a cada 10 pessoas que morrem, sete são vítimas de doenças cardiovasculares ou câncer. “Podemos evitar mortes com hábitos simples, alimentação sadia, prática de exercícios e exames preventivos”, frisou, defendendo um consumo equilibrado.

O parlamentar também mencionou o livro ‘Polo de Proteína Animal’ lançado por ele e o jornalista Rui Borgmann, no ano passado. A obra trata da importância do consumo de alimentos à base de proteína e seus benefícios e traz um comparativo com os alimentos ultraprocessados. “Pra gente entender quem é o vilão da nossa alimentação e quem é o mocinho”, salientou.

PAC dos Frigoríficos

Em seu discurso, Artus destacou um dos principais projetos durante seus dois mandatos como prefeito da Capital do Chimarrão, o chamado PAC dos Frigoríficos. A proposta, que seguiu sendo defendida pelos gestores municipais que lhe sucederam – Giovane Wickert e o atual prefeito Jarbas da Rosa – consiste em pavimentar os acessos dos maiores frigoríficos instalados no interior e, desta forma, contribuir com a expansão destas indústrias e com o desenvolvimento das localidades que abrigam essas empresas. “Há cerca de 12 anos, Venâncio Aires, que é um município baseado na fumicultura, na agricultura familiar, apareceu no ranking gaúcho como o segundo município no número de abates de gado bovino, o que me despertou a estudar mais sobre esse tema, sobre o seu impacto econômico e também social”, contou.

Do projeto inicial, já está concluído o asfaltamento da estrada que dá acesso ao Frigorífico Kroth, em Vila Santa Emília (inaugurado em 2016, no governo de Artus). A pavimentação até o Frigorífico Sapé, em Linha Sapé, está na fase final; e a pavimentação da rua Bepe Guimarães, que contempla o Frigorífico Boi Gaúcho, em Vila Mariante, iniciou em novembro de 2022. Falta ainda ser contemplada a estrada que dá acesso à Granja Avícola Bom Frango, em Linha Picada Nova. Além disso, a pavimentação em Linha Cerro dos Bois, que dá acesso ao Frigorífico Santos, também foi inserida no projeto, mais tarde.

Apartes

No período de apartes, diversos deputados se pronunciaram sobre o tema e parabenizaram o deputado de Venâncio Aires pela abordagem do tema. Gerson Burmann (PDT), Pepe Vargas (PT), Guilherme Pasin (PP), Airton Lima (Podemos) e Edivilson Brum (MDB) se manifestaram. “É fundamental ter mais um deputado para defender os pleitos na nossa região”, disse Brum, que foi prefeito de Rio Pardo e também é estreante na Assembleia.
Burmann elogiou o tema trazido por Artus. “Tinha que ser um médico para trazer um tema tão importante para debate na Assembleia. Esse equilíbrio abordado pelo deputado Airton Artus é o que traz qualidade de vida para a sociedade brasileira e mundial”, disse o deputado, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade.

Acompanhe, abaixo, a manifestação de Airton Artus, a partir de 24’35”



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido