Mais duas empresas do setor de tabaco anunciam suspensão de atividades. A partir do término do expediente desta sexta-feira, 20, estão suspensas as atividades de processamento de tabaco nas unidades de Venâncio Aires da Alliance One e da China Brasil Tabacos. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação das duas empresas, que emitiu um comunicado à imprensa, no fim da tarde desta quinta-feira, 19. A primeira a anunciar a suspensão de atividades, nesta semana, foi a Brasfumo, por 15 dias.
Na Alliance One, a partir desta sexta-feira também ficará suspensa a atividade de compra de tabaco. Já na China Brasil Tabacos, a compra será suspensa a partir do dia 25 de março.
Segundo o comunicado, a decisão foi tomada para priorizar a “segurança e o bem-estar de seus colaboradores, suas famílias e das comunidades onde as empresas mantêm operações, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e demais autoridades.” Não há prazo determinado para o retorno destas atividades. Segundo a assessoria, a situação será avaliada diariamente.
No documento, as empresas informam que atividades específicas continuarão sendo executadas com quadro significativamente reduzido, “a fim de atender demandas indispensáveis à continuidade dos negócios.”
Alliance e China destacam que adotaram o home office – quando possível e orientando que estes trabalhadores permaneçam efetivamente em casa – , cancelaram viagens e reuniões presenciais, além de incentivarem medidas de higiene recomendadas e promoverem campanhas de conscientização.
Além disso, informaram que um questionário está sendo aplicado a todos os visitantes, com o objetivo de averiguar se os mesmos realizaram viagens para o exterior recentemente; se tiveram contato com algum caso confirmado de Covid-19; e se apresentaram algum sintoma recentemente. “É período de instabilidade e incertezas. A rápida disseminação do vírus tem exigido engajamento e comprometimento de todos para que possamos garantir o bem-estar das pessoas e a preservação da vida”, finaliza o comunicado.