As Emeis também retornam às aulas, no entanto há como exceção a Emei Frederico Reinaldo Closs, no bairro união, muito atingida pela enchente e que teve a escola submersa por quatro dias. Neste primeiro momento, pais e responsáveis de estudantes do educandário, devem a partir da segunda-feira, 13, procurar a Secretaria de Educação para verificar para qual escola seu filho será realocado, que poderá ser em uma escola da rede privada através da compra de vagas ou outra escola municipal. “O prédio é antigo, é uma situação difícil e não há condições sanitárias e de infraestrutura de continuar no mesmo local”, afirma o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique.
Para um segundo momento, o secretário explica que estão em tratativas de conseguir um novo prédio que será reformado, conforme resoluções da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros para receber todos os estudantes da Emei Closs. No momento estão elaborando o projeto que deve ser aprovado pelos proprietários do local para início da reforma. Esse processo deve demorar entre 30 a 45 dias. “Queremos deixar o espaço adequado, não colocaremos as crianças em qualquer lugar neste momento e nem depois”, observa.
E de forma definitiva, aguardam a liberação para início da construção de uma nova Emei Closs, em que o projeto já está cadastrado no Governo Federal. “É preciso uma liberação urgente para iniciar a construção, já temos o terreno.” O nov local fica no bairro São Francisco Xavier e foi adquirido em 2021.
Nesta quinta-feira, 9, Henrique menciona que a equipe teve uma reunião com lideranças do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tribunal de Contas e com a secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, sobre o assunto. “Levamos as demandas, estamos alinhados com o governador e prefeito, precisamos de recursos fundo a fundo. É esperar uma liberação rápida e chegada de valores para começar a obra. É um direito do aluno estar na escola.” Uma reunião com a equipe diretiva da Emei, APM e Conselho Escolar também foi realizada. Dos antigos materiais da escola, cerca de 5% forma salvos, o restante foi descartado.
- 111 – É o número de estudantes do nível I até o pré B na Emei Closs.
Recolhimento de materiais escolares
Visto que muitos estudantes ficaram sem materiais escolares após as enchentes, a Secretaria de Educação de Venâncio Aires é ponto de recolhimento de doações. Podem ser doados cadernos, lápis, canetas, estojos, mochilas, todo o tipo de material escolar. O secretário afirma que ainda realizam um levantamento do número de alunos atingidos pelas enchentes. A secretaria está localizada na rua Osvaldo Aranha, número 634, no Centro.