Após um mês da maior enchente da história do rio Taquari, foi definido que os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante (EEEM) serão realocados diretamente na EEEM Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova. Anteriormente, a projeção era que os alunos ficassem, provisoriamente, nas dependências do campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o que não foi possível em decorrência do baixo número de alunos que desejam permanecer no educandário de Vila Mariante.
Com a definição a equipe diretiva afirma que a escola não vai acabar, mas que agora ficará junto da Escola Adelina. O prédio do educandário de Vila Mariante foi duramente atingido pelas águas do rio Taquari. O transporte para os alunos seguirá nos mesmos roteiros pré-existentes, talvez com a necessidade de pequenos ajustes na rota. Contudo, para as famílias que se mudaram para a área urbana de Venâncio Aires, os alunos precisarão procurar outras escolas.
Na próxima segunda-feira, 3, a equipe diretiva ainda terá nova reunião para as últimas definições quanto a mudança dos estudantes para o novo espaço. A intenção é que iniciem o quanto antes.
Antes das enchentes a escola estava com cerca de 170 estudantes, e após o último levantamento com pais e responsáveis, o número de estudantes caiu para 92, pois muitos já pediram transferência ou estão à procura de vagas em outros educandários em virtude de mudanças de endereço.