Espaços como a 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) sempre são importantes para divulgar os trabalhos científicos feitos pelos estudantes da rede municipal de educação de Venâncio Aires. Este ano, entre os premiados está o trabalho de pesquisa ‘Vaca leiteira’ da turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu, do bairro Grão Pará. O projeto ficou em terceiro lugar na categoria Ensino Fundamental e foi classificado para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre em outubro, em Novo Hamburgo.
A professora Liziane Beatriz Simon explica que a ideia do projeto surgiu em março, através de desenhos feitos por uma das alunas da turma, Amanda de Andrade Schuck durante as aulas do turno oposto. “Os desenhos das vaquinhas foram encantando as crianças e logo se espalharam pela escola”, afirma. Através das janelas, nos fundos da escola, em um campo, os alunos avistavam animais pastando e a partir disso também surgiram dúvidas de que animal era e isso motivou o projeto.
A turma de 20 alunos desenvolveu diversas atividades como leituras e pesquisa; produção de cartazes; entrevistas em propriedades; confecção da mascote que foi levada para a casa dos alunos; brincadeiras; criação de livro de receitas; jogos digitais; confecção de uma vaca de papelão; maquete e artesanatos. A professora explica que entre as estratégias do projeto estão principalmente as pesquisas e idas a campo, com o objetivo de valorizar o trabalho das pequenas propriedades rurais produtoras de leite e qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Nove alunos conseguiram fazer atividades in loco e puderam entrevistar produtores e até tirar o leite da vaca. “As visitas de campo foram a parte mais relevante do projeto, quando os alunos tiraram leite da vaca, fizeram ordenha manual e também ordenha mecânica. Alguns deram mamadeira para bezerros e fizeram registros. Foi encantador o compartilhamento dessas experiências com toda a turma, principalmente com os alunos que moram na cidade”, afirma Liziane.
Destaque
A premiação na Mompi foi uma surpresa para a turma e a escola. “Não esperávamos, ficamos muito felizes, foi um momento de muita alegria, inclusive por saber que o projeto vai também para a Mostratec.” Segundo a diretora da escola, Lisiane Siebeneichler, é a primeira vez que um projeto da escola é selecionado para a mostra. Até a ida para a Mostratec, a turma está programando mais atividades que envolvam o projeto, como uma visita com toda a turma para uma propriedade produtora de leite, para que todos possam vivenciar a experiência e a uma oficina de produção de queijos.
A professora destaca que a turma é formada por estudantes que residem no interior e em bairros da cidade. Alguns que moram em área rural têm criação de vaca para consumo de leite na família, ou, têm familiares que criam os animais para venda do produto. A pesquisa foi feita em localidades como Linha Travessa, Linha 17 de Junho, Linha Cecília, Vila Palanque. Na realização do projeto, os alunos contam com a ajuda de profissionais da Emater/RS-Ascar, principalmente a extensionista rural Djeimi Isabel Janisch que é mãe do aluno Bernardo Janisch Anschau.