As comunidades escolares da rede municipal estiveram envolvidas na última quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, na 11ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) e na 1ª Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires (Orva), programações que ocorreram no Parque do Chimarrão, junto da 23ª Feira Municipal do Livro.
Foram 55 projetos de pesquisas e 14 clubes de robótica, levados para apresentação ao público visitante e avaliadores convidados pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados das avaliações dos trabalhos das escolas da Educação Infantil foram divulgados na noite da quinta-feira, 8, e das escolas de Ensino Fundamental foram apresentados na tarde da sexta-feira, 9, com premiação dos melhores classificados.
Educação Infantil
A partir da avaliação, os projetos premiados da Educação Infantil, foram ‘Contribuições indígenas no nosso cotidiano’, da escola Benno Breunig, com a primeira colocação, seguido pelos projetos ‘Como ocorre a metamorfose da borboleta’, da escola Bela Vista e o terceiro lugar para ‘Qual é a cor da lua?’, da escola Passinho Seguro.
Ensino Fundamental
Do 1º ao 5º ano, o projeto da escola municipal Benno Breunig, intitulado ‘Vacina é a chave da esperança’, foi premiado e os representantes da turma receberam medalhas e também foram credenciados a participar da Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo. Já entre os projetos do 6º ao 9º ano, o primeiro ligar ficou para a escola municipal Professora Odila Rosa Scherer, com o trabalho ‘Aprendendo Inglês com as obras de Willian Shaskespeare’, também com medalha para os representantes.
Entre os vencedores da Mompi, foi sorteada uma viagem de ônibus para Porto Alegre, com transporte oferecido pela Sicredi. Os contemplados foram os alunos da Emef Narciso Mariante de Campos.
Mostratec
Já para a Mostratec, Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina, que ocorre em Novo Hamburgo, foram classificados os projetos ‘Borboleta Yolita’, da escola Yolita, ‘Minhocas’, da escola Vovô Weber e ‘Sementes’, da escola Mônica. Para a Mostratec Júnior, foram classificados pelo o evento em Novo Hamburgo os trabalhos ‘Vacina é a chave da esperança’ da escola municipal Benno Breunig, ‘Apenas um ovo? Uma ova! A multifuncionalidade desta proteína’, da escola municipal Odila Rosa Scherer e ‘Poços artesianos e nascentes: de onde vem a água’, da escola municipal Dom Pedro II.
Vencedores da Mompi
Categoria 1º ao 5º ano
- 1º lugar: Emef Benno Breunig – ‘Vacina é a chave da esperança’
- 2º lugar: Emef Narciso Mariante de Campos – ‘Cuidando do meio ambiente! E o nosso lixo?’
- 2º lugar: Emef Odila Rosa Scherer – ‘Resgatando os aromas, sabores e saberes dos chás’
- 2º lugar: Emef Narciso Mariante de Campos – ‘Sementes x Verde é Vida: cuidando das sementes do futuro’
- 2º lugar: Emef Alfredo Scherer – ‘Do pé de Magnólia à escola Alfredo Scherer’
- 3º lugar: Emef Narciso Mariante de Campos – ‘Valorizando o Cerro do Baú: uma maravilha natural de Venâncio Aires Parte 2/2022’
Categoria 6º ao 9º ano
- 1º lugar: Emef Odila Rosa Scherer – ‘Aprendendo inglês com as obras de William Shakespeare’
- 2º lugar: Emef Dom Pedro II – ‘Drogas e suas consequências’
- 2º lugar: Escola Municipal Cívico-militar Cidade Nova – ‘Capoeirando na Cidade Nova’
- 3º lugar: Emef Dom Pedro II – ‘O cultivo do tomate orgânico’
Robótica
Já na Olimpíada de Robótica, realizada pela primeira vez neste ano, três projetos de clubes de robótica foram classificados. O primeiro lugar ficou para o Roboticamente CTP – Tarde, da escola Coronel Thomaz Pereira, que recebeu uma impressora 3D, oferecida pela Escola Maker, apoiadora da programação e também foi credenciado para participar da Olimpíada de Robótica, em Esteio. O segundo lugar foi para o clube da escola Alfredo Scherer que ganhou um kit de Aventura Steam e o terceiro lugar para o clube Benno Maker da escola Benno Breunig, que recebeu um kit de ferramentas. Também em uma votação popular on-line o público escolheu o trabalho de pesquisa ‘Prevenção de incêndio nas estufas de tabaco’ do clube Roboticamente CTP – Manhã, da escola Coronel Thomaz Pereira, como vencedor.
O prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim, visitaram os estandes para conhecer os projetos e participaram das cerimônias de premiação. O secretário de Educação, Emerson Elói Henrique e a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer, destacaram o empenhos das escolas, através dos professores, estudantes e as famílias na realização dos trabalhos.
Fonte: AI Prefeitura