Desde agosto de 2023, Vitória Sophia Ebert de Oliveira, 11 anos, tem um novo compromisso. Ela é a mais nova integrante do RotaKids Venâncio Aires Chimarrão, empossada na noite da última terça-feira, 19. Estuda no 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands e é filha de Willian de Oliveira e Pâmela Ebert.
A ideia e o incentivo para que ela participasse do clube foram do seu maior incentivador, o pai. Segundo Oliveira, o objetivo de colocar a filha no RotaKids foi para que tenha interação e conhecimento sobre o voluntariado. “É muito importante começar desde cedo nesse caminho. Com isso, ela vai aprender e tomar gosto pelo voluntariado, como foi comigo. A minha paixão pelo assunto surgiu ainda na adolescência, com projetos na Escola Monte das Tabocas, e depois não parei mais. Assim espero que seja com ela também”, comentou o integrante do Rotary Novas Gerações e participante do Grupo de Escoteiros de Lajeado.
Além do compromisso com o RotaKids, Vitória pratica karatê – é faixa laranja. A rotina da semana da pequena atleta, estudante e voluntária se volta aos estudos pela pela manhã. À tarde, realiza atividades da escola e brinca. Já nas terças e quintas, é quando veste kimono e treina karatê. Aos finais de semana, a agenda se volta para as competições do karatê, como neste sábado, 23, quando em Marau acontece o Campeonato Gaúcho. Aos sábados, é dia de reunião do RotaKids.
RESPONSABILIDADE
Conforme a coordenadora do RotaKids Venâncio Aires Chimarrão, Cristiane Porto, o grupo é composto por 22 crianças de 6 a 13 anos. O objetivo do projeto é oferecer os serviços da juventude do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que segue as orientações e determinações do Rotary. Desde 2013, as crianças semeiam o trabalho voluntário, a responsabilidade social e ambiental através de campanhas e ações.
O presidente da gestão 2023/2024 é Davi Toillier Ruaro, e o clube tem como padrinho o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão. Os encontros acontecem todos os sábados, das 10h às 11h, na sala da família rotária. Para participar do clube, a família interessada deve buscar contato com um rotariano.
“Um dos principais lemas do Rotary é ‘Mais se beneficia quem serve’. Com isso, através das ações, as crianças associadas aprendem que auxiliar o próximo faz parte da busca por um mundo mais justo, onde todas as pessoas se unem por um bem maior, que é a solidariedade. Que faz parte do crescimento pessoal de todo cidadão”, explicou Cristiane.