Amor pelo voluntariado que vai de pai para filha

-

Desde agosto de 2023, Vitória Sophia Ebert de Oliveira, 11 anos, tem um novo compromisso. Ela é a mais nova integrante do RotaKids Venâncio Aires Chimarrão, empossada na noite da última terça-feira, 19. Estuda no 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands e é filha de Willian de Oliveira e Pâmela Ebert.

A ideia e o incentivo para que ela participasse do clube foram do seu maior incentivador, o pai. Segundo Oliveira, o objetivo de colocar a filha no RotaKids foi para que tenha interação e conhecimento sobre o voluntariado. “É muito importante começar desde cedo nesse caminho. Com isso, ela vai aprender e tomar gosto pelo voluntariado, como foi comigo. A minha paixão pelo assunto surgiu ainda na adolescência, com projetos na Escola Monte das Tabocas, e depois não parei mais. Assim espero que seja com ela também”, comentou o integrante do Rotary Novas Gerações e participante do Grupo de Escoteiros de Lajeado.

Além do compromisso com o RotaKids, Vitória pratica karatê – é faixa laranja. A rotina da semana da pequena atleta, estudante e voluntária se volta aos estudos pela pela manhã. À tarde, realiza atividades da escola e brinca. Já nas terças e quintas, é quando veste kimono e treina karatê. Aos finais de semana, a agenda se volta para as competições do karatê, como neste sábado, 23, quando em Marau acontece o Campeonato Gaúcho. Aos sábados, é dia de reunião do RotaKids.

RESPONSABILIDADE

Conforme a coordenadora do RotaKids Venâncio Aires Chimarrão, Cristiane Porto, o grupo é composto por 22 crianças de 6 a 13 anos. O objetivo do projeto é oferecer os serviços da juventude do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que segue as orientações e determinações do Rotary. Desde 2013, as crianças semeiam o trabalho voluntário, a responsabilidade social e ambiental através de campanhas e ações.

O presidente da gestão 2023/2024 é Davi Toillier Ruaro, e o clube tem como padrinho o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão. Os encontros acontecem todos os sábados, das 10h às 11h, na sala da família rotária. Para participar do clube, a família interessada deve buscar contato com um rotariano.

“Um dos principais lemas do Rotary é ‘Mais se beneficia quem serve’. Com isso, através das ações, as crianças associadas aprendem que auxiliar o próximo faz parte da busca por um mundo mais justo, onde todas as pessoas se unem por um bem maior, que é a solidariedade. Que faz parte do crescimento pessoal de todo cidadão”, explicou Cristiane.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido