Com o tema central ‘Emergência climática – O Desafio da Transformação Ecológica’, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realiza, na quarta-feira, 12, a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (Cima). O evento ocorre no auditório do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h.
A conferência é aberta à participação de toda a população que tenha 16 anos ou mais, tanto do poder público quanto da sociedade civil. No período da manhã, especialistas das áreas explanarão sobre os assuntos. No período da tarde, os grupos de trabalho, formados conforme interesse do inscrito, discutirão sobre a temática do eixo e propor ações em âmbito regional.
Após votação das ações propostas em plenária, serão definidas as 10 prioridades para serem levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente (em março), na qual serão estabelecidas as diretrizes para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30). Além disso, serão eleitos delegados que representarão cada eixo de trabalho na etapa estadual.
(Fonte: AI Amvat)
Eixos debatidos
• Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa
• Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos
• Justiça climática: superação das desigualdades
• Transformação ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social e
• Governança e educação ambiental: participação e controle social